fbpx

Dicas

Valentine’s Day: como aproveitar a data na sua loja online

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
10/02/2021
Comentários
0 comentários

Celebrado no dia 14 de fevereiro, o Valentine’s Day é uma data que tem crescido cada vez mais no comércio online brasileiro. Mesmo que não haja um apelo como acontece em outros países, a data ganhou força no calendário anual do E-commerce nacional. 

De acordo com o Google Trends, as buscas feitas por Valentine’s Day no Google Brasil, praticamente dobraram de 2016 até 2020. Um dado como este mostra a crescente relevância do assunto entre os brasileiros! 

A internet é uma das responsáveis pela popularidade que o Valentine’s Day vem ganhando. Afinal, a transformação digital tornou as pessoas cada vez mais conectadas e também proporcionou uma maior interação cultural entre diferentes nacionalidades. 

Vender mais no Valentine's Day

Com isso, datas como o Halloween, Black Friday e o Valentine’s Day (populares em terras estadunidenses) começaram a ganhar mais destaque em várias partes do globo, inclusive no Brasil. 

Para o varejo, principalmente o online, o Valentine’s Day pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar uma data comemorativa para alavancar as suas vendas.

Agora, continue a leitura e descubra dicas especiais que poderão ser mais úteis para aumentar as vendas no Valentine’s Day.

Antes de mais nada: o que o Valentine’s Day?

O Valentine’s Day ou o Dia de São Valentim é uma data muito celebrada e locais do Hemisfério Norte (principalmente Estados Unidos e alguns países europeus), em que a data é conhecida como o dia dos namorados destas localidades.

Existem algumas diferentes versões a respeito da origem do Valentine’s Day. A principal versão diz respeito à São Valentim, um sacerdote que foi condenado à morte por defender o direito dos soldados do império romano a também se casarem, em meados do século III. 

O imperador vigente em questão não concordava com essa ideia, pois achava que os soldados comprometidos não rendiam tanto quanto aqueles que possuíam família. 

Valentim continuou a realizar casamentos secretamente, mas foi descoberto e preso. 

Na prisão, ele acabou se apaixonando por uma mulher e em suas inúmeras cartas de amor, teria assinado como “do seu Valentim”. Mais tarde, a igreja católica o canonizou e o sacerdote passou a ser conhecido como São Valentim. 

São Valentim

Mandar cartas românticas no dia de São Valentim (dia 14 de fevereiro) seria festejar o amor romântico, em que os namorados celebram a data com saudações carinhosas e presentes.

Valentine’s Day e o comércio online?

Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular no Brasil, o Valentine’s Day pode ser uma ótima data para alavancar as vendas no mês de fevereiro. 

O dia dos namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho e uma das principais motivos para escolha da data ser nesta época é a baixa movimentação do comércio nesta época do ano. 

Com isso, podemos pegar este mesmo pensamento e fomentar a comemoração do Valentine’s Day como uma forma de incentivar o comércio em fevereiro, um período meio morno para as vendas.

A relevância do Valentine’s Day como data comemorativa se deve principalmente por conta das redes sociais. Pessoas de diferentes localidades e culturas passam a compartilhar gostos e hábitos, globalizando datas comemorativas, por exemplo. 

Independente dos motivos, essa é uma data que merece a atenção e pode ser uma ótima oportunidade para a criação de estratégias para aumentar as vendas da sua loja online.

3 Dicas especiais para aumentar as vendas no Valentine’s Day

Agora que você já conhece uma pouco mais sobre o que é o Valentine’s Day e a comemoração estratégica da data, chegou a hora de saber como maximizar suas vendas durante o evento.

Faça promoções especiais

Vamos começar com uma dica que até parece óbvia, mas que é de extrema importância para aumentar as vendas no Valentine’s Day. 

Num primeiro momento, você precisa saber quais são os principais produtos da sua loja e que poderão ter maior apelo na data. Considerando que se trata de uma data com temática mais romântica, será necessário levar em consideração esse aspecto importante. 

Aproveite também para personalizar o design da sua loja online, com temas e banners mais românticos. Ao ter esse cuidado especial com o visual da sua loja online, sua empresa entra no clima da data e pode cativar mais pessoas.

Promoção no Valentine's Day

Você também poderá optar em oferecer brindes e serviços adicionais, como no caso de embrulhos e também cartões personalizados, para o envio junto com os presentes. 

Ao se preocupar com os detalhes dessa forma tão especial, o cliente se sentirá valorizado e a sua marca se destaca no mercado.

Faça o planejamento de divulgação

Após saber quais são os produtos da sua loja que mais podem combinar com o Valentine’s Day, chegou a hora de pensar na divulgação das suas promoções. O ideal é criar campanhas nas redes sociais, que são ótimos canais de comunicação com o consumidor e facilitadores na divulgação da sua marca. 

Além disso, o email marketing também se transforma em uma ferramenta poderosa para vender mais no Valentine’s Day. Você poderá convidar seus clientes a conhecerem as promoções na sua loja e assim, surpreenderem as pessoas amadas nesta data especial.

O ideal será planejar ações de engajamento algum tempo antes da data acontecer, dando tempo para os consumidores se preparem com suas compras.

Para que seus conteúdos alcancem mais mais pessoas, incentive os seus seguidores a compartilharem os conteúdos da sua loja online. O compartilhamento orgânico das suas postagens faz com que mais pessoas conheçam seus produtos e se tornem também possíveis compradores.

Pense sempre na experiência do consumidor

Como varejista, é necessário buscar sempre as melhores experiências para o seu consumidor. Neste caso, além de vender produtos, também é necessário pensar em insights e ações que encantem o cliente a lembrar da sua marca com carinho, o que é essencial para ele retornar e fazer novas aquisições. 

Ofereça um atendimento ao cliente que além de rápido, também seja humanizado e personalizado. Resolva as suas principais dúvidas e também o ajude a escolher o presente, sempre transparecendo a vontade de ajudar em qualquer que seja a demanda. 

Ótimos canais que oferecem esse atendimento mais direto e pessoal são os chats online, Whatsapp e também as mensagens diretas em redes sociais. Portanto é necessário ficar de olho nesses canais de atendimento e atender o cliente de todas as formas possíveis. 

Na parte de logística, você também poderá trabalhar com diferenciais importantes, como a possibilidade de comprar o produto no online e retirar na loja física. 

Ao ter uma boa experiência na sua loja online no Valentine’s Day, as chances de o cliente voltar e comprar é muito maior. Ou seja, além de ajudar no aumento das suas vendas, a data pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar com a fidelização do cliente.

Experiência do consumidor

Vale a pena investir no Valentine’s Day para vender mais?

Já podemos dar essa resposta logo de cara: SIM! O Valentine’s Day pode ser trabalhado como uma oportunidade para aquecer as vendas no mês de fevereiro, que não é uma das melhores épocas do ano para quem trabalha com o varejo. 

Ao trabalhar com as estratégias certas, você tem a chance de cativar seus potenciais clientes e criar mais oportunidades de vendas. Bem como trabalha com estratégias diferenciadas, o que pode destacar sua loja online em relação à concorrência. 

Gostou de conhecer mais sobre o Valentine’s Day e como ele pode ser um gatilho para potencializar as vendas no começo do ano? Se você tem mais alguma sugestão sobre a data ou qualquer dúvida, nos conte na área de comentários!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *