fbpx

Marketplace

Quer alcançar mais clientes? Venda em Marketplaces com o Magazord

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
08/10/2021
Comentários
0 comentários

O Marketplace utiliza o conceito de oferecer tudo em um só lugar. O conceito é o mesmo de um supermercado ou shopping, só nesse caso, em ambiente virtual. 

Em uma tradução literal do inglês, a palavra marketplace significa lugar de compras. São sites que apresentam grande volume de produtos, dos mais variados segmentos.

E em sua grande maioria, os Marketplaces também apresentam muitos acesso diários, com uma base que chega aos milhões de clientes. 

Marketplace o que é

Os marketplaces são indicados para as empresas que tem uma plataforma de E-commerce (como o Magazord) e pretendem intensificar seus negócios no ambiente virtual. 

Desenvolvemos um artigo especial aqui no Blog do Magazord, em que apresentaremos mais sobre o marketplace e quais as tecnologias oferecidas pelo Magazord, para maximizar esses canais de vendas. –

Vamos lá?

Afinal, o que são marketplaces?

Resumidamente, o Marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico e é destinado a vender produtos de diferentes lojas. 

Ou seja, em um único grande endereço, é possível encontrar uma grande variedade de itens e serviços. Estes, que são oferecidos por parceiros.

O marketplace funciona como um E-commerce tradicional, a sua grande diferença é que vários lojistas vendem em um único grande site. 

Quando pensamos em paralelo com o comércio offline, o marketplace funciona como um grande shopping center. Ou seja: vários produtos e diversos lojistas sob um mesmo endereço.

Em determinados casos, lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, sob preços e condições diferentes, o que aumenta a competitividade entre os vendedores e o público só tem a ganhar. 

O conceito de marketplace pode ser definido como um site de vendas colaborativo. Numa mesma plataforma, diferentes lojistas podem vender seus serviços ou produtos.

Definição de marketplaces

As vantagens do Marketplace

Vender em marketplaces é uma estratégia muito utilizada por empreendedores que estão começando no mundo online, como também por grandes marcas que desejam usar a visibilidade desses portais. 

Assim, a divulgação da marca é expandida. Isso acontece porque milhões de pessoas acessam os marketplaces todos os dias. E entre essas pessoas, certamente terão clientes em busca daquilo que você vende.

Vamos ver agora quais são as principais vantagens ao vender seus produtos no marketplace.

Aumento de visibilidade da marca

Disponibilizar produtos no marketplace permite que o vendedor aproveite um maior alcance dos seus produtos. 

Ao todo, milhões de usuários acessam os principais sites de marketplace que estão no ar. Sites como Amazon, Mercado Livre e Americanas são alguns dos principais marketplaces do Brasil. 

Ao disponibilizar seus produtos em sites desse calibre, mais pessoas passarão a conhecer os produtos que você vende.

Visibilidade da marca

Redução nos custos de publicidade

Devido a grande relevância apresentadas pelos Marketplaces, será possível diminuir os custos de marketing para a divulgação do seu E-commerce. 

Dessa forma, as plataformas de marketplaces já ajudarão a maximizar o alcance do nome da sua marca de forma orgânica. 

Além disso, essas plataformas também realizam constantes ações, que eventualmente podem divulgar seus produtos nessas promoções especiais.

Praticidade no gerenciamento

No marketplace é possível gerenciar seus produtos e vendas com mais facilidade. As próprias plataformas já oferecem ferramentas de gerenciamento e organização que facilitam a vida do vendedor. 

E com uma plataforma de E-commerce que oferece ERP integrado, você poderá unificar o gerenciamento de todos os seus canais de vendas, o que facilita a coordenação e otimização das suas estratégias de vendas entre a loja online e o marketplace.

Gerenciamento Marketplace

Mais vendas

Vender no Marketplace é relevante para o aumento das suas vendas. Esse tipo de estratégia maximiza significativamente a exposição dos seus produtos

Os marketplaces proporcionam maior retenção dos consumidores. Esses grandes sites de vendas apresentam uma enorme base de clientes e todos os dias recebem mais consumidores em sua base.

Como o Marketplace funciona?

Para você vender no marketplace, primeiramente, você precisa se cadastrar na plataforma de vendas escolhida. 

Por se tratar de domínios diferentes e com políticas internas diferenciadas, será necessário se adequar a essas diferentes normas. E isso se aplica para cada marketplace que você deseja vender seus produtos. 

Por conta de também ser uma empresa de grande porte, o marketplace auxilia no relacionamento entre varejistas e clientes, oferecendo uma segurança maior para as duas partes. 

Desta forma, ao contrário do E-commerce, o marketplace se preocupa principalmente por ser o intermediador das vendas. 

Funcionamento de marketplaces

Mesmo com a imensa praticidade oferecida pelos Marketplaces, gerenciar um negócio em múltiplos canais de venda requer uma gestão eficiente. 

Dessa forma, unir sua loja virtual com as vendas no marketplace requer utilizar a tecnologia de uma plataforma de E-commerce que já ofereça integrações nativas para marketplaces. 

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso nas vendas:

  • Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega. A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou má reputação;
  • Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio. Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção;
  • Fique de olho na taxa de comissionamento. Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.

Venda em marketplaces com o Magazord!

Vender seus produtos em diferentes canais é uma estratégia acertada para aumentar os rendimentos da sua empresa. Entretanto, é necessário ter uma plataforma de E-commerce que ofereça a melhor gestão para as suas vendas, que acontecem em diferentes lugares. 

Dessa forma, é importantíssimo conhecer todas as funcionalidades do Magazord, pois a nossa plataforma permite o gerenciamento de de diversos canais em apenas um único sistema. 

Você vende na sua loja online e gerencia também suas vendas em diversos Marketplaces, como Shopee ou Mercado Livre. Isso facilita o controle das vendas e o melhor gerenciamento de estoque. 

A eficiência do Magazord é vital para evitar furos no seu inventário e garantir que todas as suas vendas sejam concluídas com sucesso.

Vender mais no Marketplace

Nossa plataforma de E-commerce apresenta integração com dezenas de marketplaces e permite facilidade como:

  • Criação e gerenciamento de anúncios através da nossa plataforma:
  • Precificação automática, com os cálculos de taxas para diferentes marketplaces;
  • Gerenciamento inteligente de estoque;
  • Através do dashboard da nossa plataforma, você acompanha dados e informações importantes sobre suas vendas no marketplace;
  • Informar características e descrições dos seus produtos que compõem os anúncios de marketplace.

Outra característica importante é que as lojas online desenvolvidas pelo Magazord também podem ser Marketplaces. 

Assim, outras empresas podem vender seus produtos dentro do seu site e você ainda pode trabalhar com diferentes estratégias de negócios e diversificar ações de vendas dentro da sua empresa.

Isso também contribui para diversificar os produtos que estão disponíveis no seu site, aumentando o catálogo de itens da Loja Virtual e também contribuindo para trazer mais pessoas para visitar o seu domínio.

Você também quer aproveitar as melhores integrações de marketplaces para E-commerce? Conheça mais sobre a nossa plataforma e veja como o Magazord está preparado para levar seu negócio para outro patamar!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *