x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Dicas

Saiba como vender mais nas redes sociais

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
17/10/2019
Comentários
0 comentários

As redes sociais, quando usadas da maneira correta, acabam sendo uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas dentro do E-commerce.

As principais vantagens em utilizar as redes sociais para os seus negócios é conversar com o cliente de uma forma mais direta. Consequentemente, é possível divulgar seus produtos para muito mais pessoas. 

A comunicação direta com o cliente, consequentemente, acaba trazendo mais confiança para que mais pessoas comprem na sua loja virtual. Assim como facilita a comunicação com o cliente.

Neste artigo vamos apresentar quais sãos as principais plataformas sociais que melhor trabalham junto com o comércio virtual e a melhor forma de como vender nas redes sociais. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário no final da página.


Você pode se interessar também 👉  Melhores Ferramentas de Marketing Digital

Como vender nas redes sociais: saiba tudo

Vender pela Internet é um processo que passa por constantes mudanças e uma das que mais chama a atenção é a forma de como o comércio online se encontra junto com as mídias sociais.

Vender nas redes sociais

Enfim, agora vamos conhecer quais são as principais redes sociais para vendas e a melhor abordagem para cada uma delas.

Facebook

O Facebook, atualmente, é a maior rede social do mundo, não com milhões, mas sim bilhões de usuários. No começo do ano de 2019, a plataforma registrou aproximadamente 2.3 bilhões de usuários entrando na plataforma todo o mês, com 1.5 bilhão entrando todos os dias.

Números como esse impressionam, afinal a plataforma está presente na vida de uma boa parte da população mundial, sendo uma excelente ferramenta para impactar seus consumidores.

Ter uma página no Facebook é extremamente importante, já que o alcance da plataforma é gigantesco. E saber como atingir esse público é bem importante para se criar melhores estratégias para se vender mais através das redes sociais.

Facebook

A comunicação no Facebook deve ser a mais universal possível. O público que se encontra na plataforma é extremamente diversificado, com pessoas de várias idades e condições sociais.

Apostar em uma linguagem acessível e universal é a melhor estratégia para se trabalhar com o esse público heterogêneo. Se comunicando melhor com mais pessoas faz com que suas publicações impactem o seu público e consequentemente, gere mais engajamento.

Recentemente, o Facebook também desenvolveu uma ferramenta para que as páginas de E-commerces também apresentam uma seção de vitrine. É possível mostrar quais produtos você vende, com a compra sendo finalizada na sua loja virtual.

Algumas das vantagens em usar o Facebook

1 - Maior rede social do mundo: como já mencionamos anteriormente, o Facebook é a maior rede social do mundo, conseguindo impactar uma grande quantidade de pessoas e potenciais consumidores.

2 - Ficar de olho na concorrência: o Facebook é uma das primeiras redes sociais que são ao mesmo tempo duradouras e que apresentam um alcance global. Então é normal que grandes empresas estejam lá. Você também pode ficar de olho nas estratégias de seus concorrentes e pode aprimorar as suas técnicas de vendas.

3 - Facebook ADS: além de ser uma plataforma de mídia sociais gigantesca, o Facebook também trabalha com ferramentas especiais. Essas ferramentas permitem às lojas virtuais divulgarem seus produtos com um alcance aprimorado. Estamos falando do Facebook ADS, a ferramenta de impulsionamento de publicações do FB. Além de divulgar seus produtos para mais pessoas, o Facebook ADS também serve para trazer mais engajamento para o seu perfil, aumentando o número de curtidas e interação com a página.


Você pode se interessar também 👉  Diferenças entre o B2B e o B2C

4 - É mais fácil vender no Facebook: a plataforma do Facebook vem sendo cada vez mais aprimorada para que empreendedores virtuais aumentem o seu volume de vendas. Uma ótima estratégia para se vender no Facebook sem gastar com impulsionamento de publicações é anunciar seus produtos em grupos de vendas do Facebook.

5 - Expanda a visibilidade da sua marca: todas as grandes marcas estão Facebook, assim como uma grande parte dos seus potenciais consumidores também se encontram na plataforma. É como ter a faca e o queijo na mão. A possibilidade de impactar mais pessoas e conseguir mais clientes é muito maior em uma plataforma com as dimensões gigantescas.

Instagram

Quando se fala em vender em redes sociais, não podemos esquecer do Instagram, que é uma plataforma de mídia social que se encontra em pleno crescimento.

As possibilidade de divulgação que o Instagram oferece são enormes. Juntamente com o longo alcance, a plataforma oferece excelentes meios de divulgação de produtos e conteúdos.

O Instagram oferece a possibilidade de compartilhamento de fotos em diversas maneiras. É possível compartilhar imagens em um perfil (publico ou privado).

Instagram

Não apenas isso, também é possível compartilhar imagens através dos stories. Eles servem para a divulgação do cotidiano do usuário, bem como é uma excelente ferramenta para lojas virtuais.

Um determinado E-commerce pode utilizar a função dos stories para divulgar promoções e também se comunicar com seus clientes de um forma muito mais direta e pessoal.

O Instagram é uma plataforma cujo principal foco é no visual. Para vender no Instagram, a comunicação com o cliente deverá acontecer apelando para a produção gráfica, chamando assim a atenção do seu público. Estratégias bem feitas também resultam em maior engajamento, aumentando o número de seguidores.

Vantagens em usar o Instagram no E-commerce

1 - Constante mudança: um dos aspectos mais legais em se trabalhar com o Instagram é o fato de que a plataforma vem passando por constantes mudanças. Uma das principais delas foi a criação dos stories, que garantem uma comunicação mais direta com os seus clientes. Essa função não apenas divulga seus produtos, mas também conteúdos diversos que podem interessar aos consumidores.

2 - Público segmentado: como já falamos no tópico anterior, o Instagram passa por constantes aprimoramentos. Umas das últimas inovações apresentadas pela plataforma de mídias sociais fica por conta das hashtags, o que permitem aos usuários encontrar mais pessoas e os conteúdos do seu interesse.

3 - Impulsionamento de publicações: como acontece com o Facebook, o Instagram também apresenta possibilidade do impulsionamento de publicações. Colocar os seus produtos em maior evidência resulta em maior quantidade de vendas, além de trazer mais engajamento para o seu perfil.

Youtube

O Youtube, atualmente, é a maior plataforma de vídeos do mundo, com milhões de usuários e uma capacidade enorme de divulgação dos seus produtos. 

Com mais de 1.3 bilhões de usuários, o Youtube se mostra cada vez mais uma importante ferramenta para a divulgação de produtos e devido ao seu alcance, é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada em E-commerces de todos os tamanhos.

Youtube

Seja com parcerias com influenciadores ou com canais próprios, as lojas virtuais acabam sendo uma poderosa ferramenta para dar maior visibilidade aos seus produtos. Diariamente são assistidos mais de 5 bilhões de vídeos e se mostra uma mídia social com uma das maiores capacidades de alcance e também divulgação.

Vantagens da utilização do Youtube

1 - Volume de conteúdo gigantesco: no Youtube são assistidos 5 bilhões de vídeos, isso diariamente! O poder de alcance da plataforma é enorme e investir no Youtube pode ser um fator determinante para aumentar as suas vendas nas redes sociais.

2 - Monetização: além de oferecer uma vitrine enorme para os seus produtos, o Youtube também oferece a possibilidade da monetização dos vídeos, então além de divulgar seus produtos, ainda será possível ter lucros fazendo essa divulgação.

3 -  Diversificação do conteúdo: devido a enorme quantidade de conteúdo gerado e consumido, o Youtube acaba sendo uma ferramenta com possibilidades diversas. Será possível anunciar os seus produtos de diferentes maneiras, já que o público do Youtube é igualmente diferenciado.

Twitter

O Twitter é uma das redes sociais que se mostram mais duradouras, ainda contando com milhões de usuários no mundo inteiro. A proposta do Twitter é de que as pessoas compartilhem acontecimentos cotidianos e também deixem suas opiniões sobre os mais diferentes assuntos.

Os tweets são pequenos textos, com limite de 280 caracteres, em que milhões de pessoas deixam suas impressões. Além de pequenas mensagens, a rede social também apresenta a possibilidade do compartilhamento de vídeos, fotos e gifs.

Twitter

Devido a essas versatilidade, a linguagem que o E-commerce tem com os usuários do Twitter acaba sendo mais direta e pessoal, quase uma conversa informal. É extremamente importante se atentar ao que os consumidores falam de você no Twitter.

A comunicação entre as lojas virtuais e os usuários do Twitter acaba sendo mais direta e instantânea, então é extremamente importante ficar atento ao que as pessoas falam da sua loja virtual dentro dessa plataforma.

Algumas das vantagens em se usar o Twitter

1 - Comunicação direta com os consumidores: o Twitter é uma rede social em que o tratamento com o cliente acontece de uma forma muito mais direta. Essa abordagem diferenciada é uma ótima estratégia para criar laços mais duradouros com os seus clientes.

2 - Facilidade em mostrar posicionamento: o tratamento informal do Twitter acaba facilitando o tratamento com clientes e também ajudam as lojas virtuais a criarem uma linguagem muito mais informal, para cativar os seus clientes e fazer com que mais pessoas também conheçam a sua marca. O Twitter também facilita para que tanto lojas virtuais e pessoas se posicionem sobre os mais diversos assuntos.

3 - Ótimo para pesquisas de mercado: devido a grande interação dentro da plataforma, as lojas virtuais podem utilizar o Twitter como uma poderosa ferramenta para realizar pesquisas de mercado e saber o que os consumidores desejam. Caso a loja virtual queira lançar um novo produto ou também deseja criar uma nova funcionalidade, uma ótima maneira de medir se essas ideias e projetos terão sucesso é fazer pesquisas com seus clientes e também analisar o comportamento dos usuários da plataforma.

4 - Possibilidade de promover publicações: o Twitter também apresenta uma plataforma para o impulsionamento de publicações. Assim é possível impactar muito mais pessoas, em tweets de relevância, com ofertas de produtos e também diversificando conteúdos para engajar mais pessoas. O Twitter Ads permite criar os chamados “Tweets Promovidos”, em que o anunciante paga para exibir seus anúncios e tweets para pessoas que não o seguem na rede social.

Como vender nas redes sociais: Whatsapp

O Whatsapp é uma das melhores plataformas para aumentar as suas vendas nas redes sociais, mas ela deve ser utilizada com muito cuidado.

De todas as plataformas de mídias sociais que apresentamos até agora, o Whatsapp se mostra a rede social que permite a maior aproximação com o cliente. Por conta dessa maior aproximação, é preciso ter cuidado para o cliente não se sinta com o espaço dele invadido.

Extremamente popular, o Whatsapp é um aplicativo com mais de 1.5 bilhões de usuários no mundo inteiro. A plataforma de mensagens instantâneas cresce a cada dia e no Brasil, conta com milhões de usuários.

Whatsapp

Para começar a vender no Whatsapp é necessário trabalhar com alguns pontos específicos, para que as vendas sejam feitas de forma orgânica e sem invadir excessivamente o espaço do cliente.

Também é necessário ter uma lista de transmissão, com o contato de clientes que desejam receber as suas ofertas. É bem importante que os clientes queiram receber as suas ofertas. Não adianta de nada ficar digitando números aleatórios e se isso for feito, o Whatsapp pode identificar o spam e banir a sua conta.

Algumas das vantagens em usar o Whatsapp para vendas

1 - Comunicação direta: a principal finalidade do Whatsapp é facilitar a comunicação entre as pessoas e facilitar a troca de mensagens. São milhões de usuários do Whatsapp no Brasil, fazendo com que a plataforma se transforme em uma importante ferramenta para garantir a aproximação com o cliente.

2 - Fortalecer o relacionamento com o cliente: devido a comunicação direta, o Whatsapp também serve para que além das vendas, as empresas também consigam escutar seus clientes. Fica mais fácil resolver problemas e descobrir como foi a experiência de compra do consumidor.

3 - Maior visualização de ofertas: no e-mail marketing, a taxa de abertura é de aproximadamente 15%. A vantagem do Whatsapp é que a ferramenta apresenta uma taxa de abertura de quase 100%. Além disso, o índice de engajamento com a oferta ou mensagem enviada é de aproximadamente 80%.

As redes sociais no comércio eletrônico

As constantes mudanças que acontecem nas linguagens nas mídias sociais exigem que as lojas virtuais também fiquem antenadas com o que de mais novo acontece nessas plataformas.

Mas esse é um esforço que vale a pena, pois as mídias sociais acabam se tornando um ótimo canal de vendas. As redes sociais também podem ser uma ótima ferramenta para ajudar no fortalecimento da marca, consequentemente gerando mais confiança por parte do consumidor.

Redes Sociais E-commerce

Um trabalho bem feito na área de mídias sociais pode ser determinante para trazer insights de como otimizar a exposição da sua marca. As redes sociais são um ótimo campo para expor a sua marca de forma positiva e consequentemente garantir o crescimento do seu público.

5 dicas para vender nas redes sociais com sucesso

Descubra o seu público e o que mais interessa ele

Para se vender nas redes sociais é extremamente importante definir qual é a sua buyer persona, sabendo qual a idade média do seu público, gênero, preferências, região e comportamento de quem compra na sua loja virtual.

Conheça a sua concorrência

Além de saber o que a sua concorrência anda divulgando nas redes sociais, ficar de olho em mais páginas ajuda a trazer mais fontes de inspiração. Também ajudar a definir a melhor maneira de se comunicar com seus clientes e impactá-los ainda mais.

Mantenha ritmo

É extremamente importante manter uma periodicidade nas publicações. Assim, o seu público constantemente irá notar seu conteúdo e também poderá perceber o cuidado da empresa em manter seu público sempre bem informado.

Vendas nas Redes Sociais

Seja criativo

São várias as abordagens para se vender nas redes sociais, mas uma delas é fundamental: ser criativo! É sempre bom estar antenado com as últimas novidades que as pessoas estão discutindo nas redes sociais e assim, ter meios de conversar com seu público de maneira natural e engajada.

Invista em campanhas

Embora as mídias sociais possibilitem uma comunicação mais pessoal com seus clientes, ainda assim será preciso investir para que o alcance das suas ofertas seja maior. As maiores plataformas das redes sociais apresentam ferramentas para o impulsionamento das publicações, gerando mais vendas, curtidas e engajamento com o público.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *