x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Marketplace

Vender em marketplace: alguns cuidados a serem tomados

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
07/11/2019
Comentários
0 comentários

Vender em marketplace se mostrou, e se mostra, uma das melhores estratégias para aumentar o volume de vendas no comércio online. 

Muitos vendedores (lojistas e varejistas) ainda não sabem exatamente como vender nesses canais ou ainda tem sérios receios em abraçar a estratégia.

Os marketplaces nada mais são do que sites que reúnem outros vendedores, quase como se fossem shoppings virtuais. As vendas em marketplace crescem ano após ano, sendo uma das táticas que mais crescem no mundo do E-commerce.

Sendo uma das mais poderosas ferramentas da atualidade, o marketplace também pede alguns cuidados especiais, que não devem ser esquecidos caso você queira vender nos maiores grupos de marketplace do comércio virtual brasileiro.

Vamos agora saber quais são os principais cuidados que devem ser tomados por quem vende os seus produtos em marketplaces. 

Vender em marketplace: alguns cuidados a serem tomados

Certamente, o marketplace é uma das formas mais lucrativas de se vender produtos online. Mesmo com todos esses benefícios, o lojista precisa tomar alguns cuidados especiais. Conheça-os agora.

Vantagens em se vender em marketplace

Como já mencionamos anteriormente, as vendas em canais de marketplace se mostram cada vez mais vantajosas para lojistas, principalmente para quem iniciou a sua jornada no comércio online.

O marketplace é como se fosse um agregador de várias outras lojas, quase como se fosse um grande shopping center online.

Uma plataforma de marketplace de grande porte possibilita que o lojista impacte mais consumidores, se utilizado do grande tráfego diário que esses domínios apresentam.

Sites como Americanas, Submarino e Amazon também funcionam como plataformas de marketplace, que devido ao seu enorme tráfego diário, são vitrines de longo alcance para os seus produtos.

Cuidados Vender em Marketplace

Esse segmento de vendas vem se mostrando uma das estratégias mais rentáveis para quem está iniciando no mundo do comércio online. Estes são alguns dos principais benefícios em se vender no  marketplace:

  • Custos reduzidos com marketing;
  • Zero custo com desenvolvimento de layout;
  • Maior visibilidade para seus produtos;
  • Exposição da sua marca em site de grande porte;
  • Suporte no atendimento ao cliente;
  • Aumento de vendas potencializado;
  • O seu produto pode fazer parte de campanhas de marketing do próprio marketplace.

O marketplace certamente é uma das principais modalidades de vendas online da atualidade e as vantagens oferecidos por ele expandem as possibilidades de vendas dos seus produtos.

O Magazord é uma plataforma de E-commerce que apresenta integrações completas com os maiores grupos de marketplace do Brasil. Com uma loja virtual feita pela nossa plataforma, você tem a opção de facilmente vender em grandes marketplaces, como Amazon, Via Varejo e B2W.

Agora, vamos conhecer algumas particularidades que merecem atenção caso você queira vender também através de plataformas de marketplace.

Informações dos produtos

A descrição dos produtos, com informações primordiais sobre os itens é uma questão importante para quem vende produtos em marketplace. 

Uma boa descrição do produto acaba contribuindo fortemente para o fechamento de uma compra. As informações e características do produto mostram exatamente ao consumidor o que ele está comprando e o deixa mais seguro para adquirir tal item.

Dessa forma, é muito importante que os seus produtos que se encontram em um determinado marketplace tenham descrições detalhadas, que apontam as principais características do produto em questão. 

Com toda a certeza, se os seus produtos apresentarem descrições mais detalhadas que itens com informações escassas, as chances de o cliente comprar os seus produtos é muito maior.

Informações de Produtos

Vale incluir as medidas técnicas dos produtos, como as medidas e também quais são os materiais utilizados para a construção desse determinado item. Uma boa descrição de produtos é quase que obrigatório para quem possui uma loja virtual e também vende os seus produtos em Marketplaces.

Outra questão é se preocupar com a qualidade das imagens dos produtos que estão sendo vendidos através do marketplace. Cada plataforma apresenta um determinado tamanho de imagens, então é necessário dar uma atenção especial ao tamanho a qualidade das imagens para exporem seus produtos em sites com milhões de acessos diários.

Uma ótima dica é se colocar no lugar do consumidor. Pense se as imagens e descrições lhe deixariam mais seguro para comprar determinado produto. Se a resposta for não, você precisará rever essas duas estratégias de apresentação dos seus produtos.


Você pode se interessar também 👉 Melhores Ferramentas de Marketing Digital

Marketing e atendimento

Embora os gastos com marketing sejam reduzidos quando se vende em marketplaces, isso não significa que você pode esquecer completamente dessa questão. 

As maiores plataformas de E-commerce do Brasil já são sites que recebem milhões de acessos diários, evitando que você gaste muito para atrair clientes para visualizar os seus produtos.

Entretanto, é necessário investir outras estratégias para fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos através do marketplace.

Muitos marketplaces, como o Mercado Livre, requerem que o atendimento seja feito pela sua sua loja virtual. Dessa forma, o seu E-commerce fica responsável por sanar as dúvidas dos clientes e ajudá-los em qualquer situação. 

Estratégias Marketing Vender em Marketplace

Algumas plataformas de marketplace, como do Grupo B2W, apresentam a possibilidade de impulsionamento de produtos dentro da própria plataforma. O B2WADS é um serviço de anúncios que permite dar mais visibilidade aos seus produtos que estão disponíveis na Americanas, Shoptime, SouBarato e Submarino. 

Investir em marketing pago nesses casos pode acabar sendo uma boa estratégia para fazer com que seus produtos fiquem em evidência em sites de grande visibilidade.


Você pode se interessar também 👉 O que é logística reversa

Apresentação da sua loja

Dentro de uma plataforma de marketplace existem vários lojistas, o que acaba dificultando a decisão do consumidor em qual loja exatamente comprar. 

Uma ótima forma de atrair compradores para adquirirem algum produto dentro da sua loja é ter uma boa apresentação. Em meio a outros tantos vendedores, é extremamente válido dar informações mais detalhadas sobre a sua loja.

Com mais informações sobre a sua operação de E-commerce, o consumidor se sente mais seguro, vendo que pode confiar em uma loja que disponibiliza várias informações sobre a sua operação de comércio online. 

Precificação para vender em marketplace

No marketplace, assim como na sua loja virtual, uma das questões mais importantes que precisam ser levadas em conta é o preço dos produtos. 

Para que os seus produtos chamem a atenção dos clientes é necessário ofertá-los por um preço convidativo. Uma dica é utilizar ferramentas especializadas, para que você saiba quais os valores praticados pela concorrência.

Monitorar os preços é altamente importante, sendo que muitos marketplaces ainda apresenta diferentes regras preestabelecidas em relação aos valores para a precificação dos produtos. 

Precificação de Produtos Vender em Marketplace

Trabalhando com preços especiais, será possível desenvolver diversas estratégias. Ainda nessa linha, os seus produtos quando se encontram disponíveis por um valor especial podem ser destaque nas buyboxes dos marketplaces.

Embora o marketplace seja uma ótima estratégia de vendas, o mais recomendada é conciliar a sua loja virtual junto com a vendas do marketplace. 

A presença do seu E-commerce em diferentes plataformas de marketplace, quando usada com inteligência, acaba sendo uma estratégia acertada e pode aumentar consideravelmente o volume das suas vendas.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *