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As melhores 4 dicas para trabalhar com Email marketing

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
19/12/2019
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As dicas para Email marketing que lhe apresentaremos neste artigo irão mostrar alguns caminhos para otimizar o usa dessa estratégia e engajar ainda mais o seu público e leads. 

Primeiramente, é necessário utilizar uma boa plataforma de Email marketing. Após escolher um bom serviço, também é necessário incentivar seus visitantes a se inscreverem na seu newsletter. 

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A partir disso, você poderá empregar algumas técnicas especiais para fazer com que a sua loja virtual tenha uma excelente estratégia com email marketing. Consequentemente, você poderá divulgar melhor as suas promoções e produtos. 

Fique agora com as melhor dicas para trabalhar com Email marketing e como fazer uma estratégia eficiente na área. Não esqueça de deixar suas dúvidas e comentários logo abaixo na página.

4 dicas para trabalhar com email marketing

O Email marketing é umas das principais ferramentas para melhorar o tráfego do seu site e aumentar as suas vendas. O alto grau de abrangência é ideal para o envio das suas ofertas, pois assim mais pessoas recebem as promoções da sua loja virtual. No uso do Email marketing é interessante seguir algumas diretrizes. 

Ao fazer o uso correto do Email marketing, as suas vendas podem aumentar consideravelmente, bem como a divulgação dos seus conteúdos também acontece de forma otimizada.

Qual o propósito de usar o Email marketing?

Antes de informar as dicas para o melhor uso do Email marketing, vamos falar um pouco sobre a utilização dessa estratégia e a importância do seu uso. 

Nos primórdios da Internet, o Email era a forma de comunicação mais utilizada para a comunicação entre as pessoas. Entretanto, a plataforma perdeu forças com a ascensão das redes sociais, que modificaram radicalmente a forma como as pessoas se comunicam uma com as outras, via Web.

Isso acabou muitas pessoas a verem que o Email perdeu força e não vale mais a pena ser utilizado na divulgação de produtos e conteúdos. Entretanto, esse pensamento é falso e extremamente nocivo dentro do E-commerce, afinal ele pode afastar as pessoas do Email marketing, que ainda é uma das principais ferramentas para a divulgação de produtos dentro do comércio online. 

Dicas para Email marketing

A capacidade de alcance do Email são gigantescos, já que existem bilhões de usuários no mundo todo. Estima-se que até o ano de 2022, mais de 4 bilhões de pessoas tenham uma conta de Email. Esse número gigantesco ainda se junta aos mais de 293 bilhões de Emails enviados todos os dias, no ano de 2019. 


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Estatísticas como essa mostram o quão poderoso é essa maneira de comunicação e como o Email marketing pode ser importante para o seu E-commerce. 

O Email marketing pode ser dividido nessas diferentes variações: 

  • Newsletters: feita para ajudar a você manter seu assinantes atualizados com informações e ofertas relevantes;
  • Propostas de vendas: Emails que são feitos exclusivo e unicamente para levar ofertas de produtos e serviços aos assinantes;
  • Pesquisas: são os Emails feitos especificamente para que o seu público mande informações relevantes para a sua loja virtual;
  • Anúncios: são os emails que enviam informações aos assinantes sobre aquilo que está por vir.

Agora, vamos às dicas!

1 – Conheça bem a jornada do seu cliente

Todos os tipos de negócios apresentam um processo em comum, a chamada Jornada do Cliente. Basicamente, a Jornada do Cliente é dividida em quatro etapas distintas: Aprendizado, Descoberta, Consideração da Solução e Decisão de Compra. 

Cada um desses passos que se encontram na Jornada do Cliente são determinantes para que no final ocorra a conversão por parte do cliente. Cada uma dessas etapas está relacionada diretamente com as necessidades dos seus clientes. 

Utilizar o Email marketing durante o processo da Jornada do Cliente é extremamente importante. A sua loja virtual poderá dar todo o suporte durante o processo e assim ajudar para aumentar a taxa de conversão.

O Aprendizado e a Descoberta são as duas primeira etapas da Jornada do cliente. Em um determinado momento as pessoas acabam percebendo que estão com algum problema e de alguma forma, precisam solucioná-lo. 

Na primeira etapa, você pode enviar Emails específicos para esse cliente, como uma boas-vindas ao se cadastrar na newsletter do seu E-commerce. É o momento de apresentar as vantagens da sua empresa e tudo aquilo que você tem a oferecer. 

Email Marketing Jornada do Cliente

Na Consideração da solução, os seus clientes já estão cientes daquilo o que o que o seu produto oferece. Mas até esse momento, a decisão de compra não foi tomada. Nessa etapa da Jornada do Cliente é hora de mostrar porque a sua loja virtual é a melhor opção de compra, incluindo todas as vantagens que são oferecidas pelos seus produtos. 

Já na Decisão de Compra, você pode trabalhar com o pós-vendas. A partir do momento que o cliente decidiu e realizou a sua compra, o seu E-commerce pode enviar Emails constantes com as informações relevantes sobre o pedido, como aprovação de pagamento e envio.


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2 – Personalização

Dentre as mais importantes dicas para Email marketing, certamente a personalização é um dos pontos que mais se destacam. Tirar um tempo para analisar os dados demográficos dos seus clientes e os agrupamentos deles poderá lhe dar uma base maior para a criação de estratégias de Email marketing eficientes. 

Para conseguir esses dados, você poderá enviar pesquisas e formulários a serem preenchidos, garantindo assim a elaboração da persona do seu negócio. Ter as informações demográficas e a persona definida é extremamente importante para que você adapte o tipo de escrita e se comunique com seu público da melhor forma possível. 

Ainda é possível dar um passo além, em que é possível escrever o nome individual de cada um dos seus assinantes. Atualmente, várias plataformas de Email marketing apresentam maiores possibilidades para que seja mais fácil realizar esse tipo de configuração. 

Obviamente, você não precisará escrever manualmente o nome de cada uma das pessoas que assim a sua newsletter. As automatizações das ferramentas de Email marketing permitem essas personalizações e também fazem com que você segmente seu público, por exemplo, para que os emails enviados sejam específicos para aquele tipo de público.

Personalização de Público

3 – Crie uma chamada que prenda a atenção do assinante

Uma das dicas para Email marketing mais importantes é a forma de como você chamará a atenção do seu leitor. É extremamente importante criar uma linha de texto que impacte o usuário positivamente. 

Ao transmitir claramente a ideia central, a taxa de abertura desses Emails é bem maior. E assim, os impactos das suas ofertas e ideais chegam para um número maior de pessoas, aumentando assim a eficiência da sua estratégia de Email marketing. 

É preciso caprichar no tom da mensagem e também ser bem objetivo. Assim, o Email se torna mais interessante e desperta a curiosidade do usuário. Ainda será preciso trabalhar para que o tom da mensagem seja natural e não transpareça artificialidade ao usuário.

Desta forma, o texto parece que é totalmente personalizável para cada cliente, fazendo com que ele se identifique muito mais com aquele determinado conteúdo.

O toma natural fará com que a mensagem do Email não seja nada artificial ou gerada por uma máquina. Dessa forma, o interesse do usuário por abrir o Email e se interessar pela oferta são muito maiores. 

A linha do assunto também não deve ser excessivamente longa, já que quanto mais objetiva for a mensagem, mais engajado o público fica. Além do mais, as caixas de mensagens também filtram como spam os assuntos muito longos.

Dessa forma, ter um cuidado com a linha de assunto é extremamente importante para fazer com que seus Emails sejam vistos e abertos por mais pessoas.

4 – Não envie Emails constantemente

A frequência do envio dos Emails é extremamente importante. Deixar o público totalmente informado sobre as ofertas da sua loja virtual é extremamente importante e pode-se dizer, primordial para que mais pessoas conheçam seus produtos e promoções. 

Entretanto é extremamente importante cuidar da frequência com que os seus Emails são enviados. Não é recomendado bombardear o cliente com ofertas constantes e Emails a toda hora. 

Se houver um excesso de Emails é muito provável que o cliente fique com uma má impressão da sua loja virtual, bem como também pode fazer com que eles se descadastrem do seu banco de Emails. E descadastro é tudo o que não se quer dentro de uma estratégia de Email marketing. 

Dicas para Email Marketing: Frequência

É recomendado esperar um certo período entre o envio de um Email e outro. Outro importante ponto a ser considerado é alternar entre o tipo de conteúdo que é enviado para os seus clientes.

Sempre é necessário dar a opção de descadastro do seu banco de Emails, para que o cliente tenha a liberdade em escolher se deseja receber as suas mensagens ou não.

Obviamente, isso parece ser um tiro no pé. Mas o cliente admira essa liberdade dada a ele e ao receber as suas ofertas com maior naturalidade, o engajamento com as suas campanhas de Email marketing será muito maior.

Conclusão

O Email marketing continua sendo uma poderosa estratégia para a divulgação de conteúdo e quando bem utilizada, ela pode ser determinante para garantir o aumento das suas vendas. 

Além das variadas possibilidade de uso e um grande número de engajamento, o Email marketing é uma ótima forma para fazer com que realmente o seu público receba as suas mensagens. 

Por mais que muitas pessoas ainda falem que a capacidade do Email marketing está diminuindo constantemente, ainda é possível fazer um bom uso da ferramenta e otimizar suas vendas e a divulgação das suas ofertas especiais.

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