fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 6 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Dicas

Como um bom E-commerce pode aumentar as vendas na loja física

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
21/07/2020
Comentários
0 comentários

Muitos empreendedores acreditam que as lojas virtuais podem concorrer e prejudicar a loja física, mas a experiência com essas duas modalidades de vendas mostra o contrário. 

Lojistas especializados em loja física ainda enxergam o comércio virtual como se fosse um inimigo. Eles vêem a loja online como um concorrente desleal, que está em todos os lugares, sempre disponível ao cliente. 

Venda mais magazord

Entretanto, avisamos que esta impressão é equivocada, e vamos provar isso com dados e exemplos ao longo do nosso artigo. 

O E-commerce e outras iniciativas digitais na verdade aumentam as vendas nas lojas físicas, ao invés de atrapalhar as vendas no ambiente offline. 

Estudos mostram que os consumidores que são impactados pelo ambiente digital compram e gastam mais. Uma pesquisa feita no mercado norte-americano aponta que cada interação digital influencia 64 centavos de cada dólar gasto nas lojas americanas. 

Aqui no Brasil, também temos algumas referências parecidas. Algumas pesquisas apontam que uma empresa que possui loja física e E-commerce, cerca de 30% das pessoas que compraram nas lojas offline passaram antes pelo E-commerce. 

Agora vamos entender melhor como uma boa loja virtual pode aumentar as vendas na loja física. Boa leitura!

Interação do online e offline é crucial para satisfazer o cliente

Comprar produtos pela Internet já se tornou um hábito dos consumidores brasileiros. Esse crescimento acaba trazendo à tona um embate antigo: será que a loja virtual pode dar um fim na loja física?

A resposta é definitivamente NÃO! A principal necessidade da atualidade é de integrar as duas modalidades para melhorar a experiência dos consumidores. Assim, você conseguirá potencializar as vendas em ambos os canais. 

Um dos principais marcos do E-commerce brasileiro foi no Natal de 2017, quando as vendas pelas lojas virtuais superaram, pela primeira vez, as vendas em ambiente físico. 

O número de compras realizadas na Internet tem crescido significativamente, mas isso não significa que as os pontos offline desaparecerão. O embate entre a loja física e online deixou de existir agora, o que realmente importa é combinar esses dois canais de vendas. 

As necessidades de integrar os canais off e online existe como uma forma de adaptação, para a nova realidade do consumidores.

Compras on e offline

O ideal é não ficar limitado à loja física. Também é preciso expandir seus negócios para a loja virtual.

Para tornar a experiência na loja física mais atrativa, é fundamental para que o varejo se aproveite dos recursos do seu próprio E-commerce. 

Ao misturar dos dois canais de vendas (off e online) você conseguirá impactar consumidores de diferentes hábitos. Podendo, por exemplo, utilizar estratégias online no seu E-commerce, para trazer clientes à loja física. 

Uma teoria baseada em números

Recentemente, o Google encomendou uma pesquisa com o Forrester Research, que traz números bastante otimistas sobre a influência da Internet nas vendas do varejo offline. 

Segundo esse estudo, até 2021, cerca de 32% das vendas do varejo tradicional terão participação da Internet em algum momento na decisão de comprar do consumidor. 

Esta constatação mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o E-commerce também gera um tráfego para as lojas físicas. Esse comportamento foi denominado de RoPo, uma sigla para “Research Online, Purchase Offline”. 

Colocando em outros termos, o consumidor usa o digital como uma espécie de vitrine para conhecer bem o produto que deseja comprar. Ele entende melhor sobre o produto e depois pode comprá-lo na sua loja física. 

Também é possível comprar um produto na Internet e retirar na loja, ou também olhar um produto na loja física e depois comprá-lo no E-commerce. Essas atitudes são cada vez mais comuns atualmente. 

Teorias on e offline

Eletrônicos, produtos eletrodomésticos e livros são os itens que as pessoas mais buscam online, mas que posteriormente são comprados em lojas físicas. 

Na pesquisa que mencionamos anteriormente, encomendada pelo Google, aponta que 6 em cada 10 produtos são comprados na combinação dos diferentes canais de vendas. E em 2021, esse número pode aumentar para 8 a cada 10 itens.

3 pontos essenciais para quebrar as barreiras entre on e offline

  • Relatório sobre o comportamento RoPo (Research Online, Purchase Offline). Segundo pesquisa do Google, o comportamento RoPo vem crescendo cada vez mais, com cerca de 86% dos consumidores sendo impactados por esse novo fenômeno na área de vendas; 
  • Dados sobre a receita gerada nas lojas físicas pelas campanhas disparadas nos canais da marca, como SMS ou Email;
  • Agenda segmentada de contatos na mão do vendedor, para ele atue como um canal de comunicação com clientes on e offline de forma controlada.

Estratégias para incrementar as vendas da loja física com o apoio do E-commerce

Agora que você já sabe que o E-commerce pode ajudar as vendas da loja física, chegou a hora de conhecer as duas principais estratégias para você alavancar as vendas da sua loja física, usando os benefícios gerados pelo seu E-commerce.

Troca ou busca de produtos na loja física

Oferecer mais possibilidades aos seus clientes significa no aumento das suas vendas. Dar a possibilidade da troca ou busca na loja física de um produto comprado no E-commerce é dar mais opções aos seus clientes e multiplicar as chances de ele consumir mais. 

Ele poderá economizar com frete e ao visitar sua loja física, o cliente pode até mesmo fechar novas compras.

Algumas empresas também utilizam redes sociais e formulários disponíveis na loja online, para que o cliente vá até a loja retirar algum tipo de brinde. 

Dessa forma, a empresa consegue capturar dados importantes para futuras campanhas de marketing na loja virtual e ainda faz com que o potencial cliente conheça a sua marca presencialmente.

São oportunidades mistas de vendas, que quando combinadas, podem maximizar o potencial do seu negócio. 

Trocas de Produtos

Escolha no físico, compra no online

Como já falamos anteriormente, alguns dos principais benefícios em integrar as lojas físicas e online é expandir as oportunidades de vendas, pois essa integração dá maior possibilidades aos seus potenciais clientes. 

Uma possibilidade ao integrar esses dois canais é chamar o cliente para a loja física, para que ele avalie o produto que deseja comprar. 

Depois de visualizar o produto ao vivo e conhecer mais sobre o mesmo, o seu potencial cliente volta para casa. Depois de mais algumas ponderações e observações, ele acaba comprando o produto no site da sua empresa. 

Caso não houvesse a integração entre os canais online e offline, situações assim não poderiam existir.

Conclusão

Ao longo do nosso artigo, nós conhecemos quais são as principais vantagens em utilizar os canais mistos de vendas, colocando o online e offline para trabalharem juntos. 

Muitos empreendedores até acham que o E-commerce pode atrapalhar as vendas da loja física. Mas como mostramos ao longo do texto, a situação é completamente oposta. 

Combinar E-commerce e loja física é somar possibilidades de vendas ao seu negócio. Portanto, ter receio que o comércio online pode atrapalhar é uma atitude que deve ser deixada de lado. 



Se você deseja conhecer mais sobre o E-commerce e também deseja montar uma loja virtual de sucesso, então deve conhecer as soluções para E-commerce desenvolvidas pelo Magazord. 

Nossa plataforma está preparada para otimizar sua marca no mundo online e levar sua empresa para outra patamar. Agende uma conversa com nossa equipe e saiba mais!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *