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Dicas

As melhores dicas para a fidelização de clientes

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
25/10/2019
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A fidelização de clientes é um grande desafio dentro do E-commerce. Embora a tecnologia tenha facilitado a maneira de como as pessoas compram, os desafios para impactar o cliente ainda vem sendo um trabalho árduo para os empreendedores digitais.

De acordo com especialistas, fidelizar um cliente é 5 vezes mais barato em vez de conquistar um novo cliente. O cliente fiel é extremamente importante, pois ele sempre voltará para a sua loja quando desejar comprar um novo produto. 

Um consumidor fiel evita gastos com marketing e faz com que seu público seja mais engajado nas redes sociais. Com um público bem engajado, a sua loja virtual passa mais confiança, o que automaticamente, acaba atraindo mais clientes.

Caso você queira saber como fidelizar clientes então está no lugar certo! Vamos falar sobre a importância de fidelizar clientes e também dar umas dicas para gerar mais fidelização com o seu público.

A importância da fidelização de clientes

Ter um público fiel é extremamente importante, fazendo com que os clientes sempre voltem para comprar na sua loja, sem que seja necessário gastar com marketing para trazê-lo novamente. Vamos descobrir agora o que é fidelização de clientes e as dicas para tornar o seu público mais cativo.

Fidelização de Clientes: o que é?

O conceito de fidelizar clientes é extremamente importante e ele funciona como um termômetro. Esse termômetro na verdade mede quais são as possibilidades para o cliente fazer negócios com a sua loja virtual de forma contínua e repetidas vezes.

Entretanto, a fidelização dos clientes engloba uma série conceitos que são extremamente benéficos para a sua loja virtual. Muito se pensa que a fidelização de clientes diz respeito apenas quando ele compra apenas uma determinada marca.

Por exemplo, um cliente fiel a uma determinada marca de perfumes sempre irá comprar itens dessa marca. Mesmo não sendo a opção mais conveniente ou a mais barata, o cliente fiel sempre acabará comprando os produtos que ele tem uma certa identificação.

Outros já consideram a fidelização de clientes a forma de como determinados consumidores divulgam e defendem algumas marcas. Nesse caso, não se trata de um consumidor que compra em grande quantidade e sim é alguém que defende sua marca e a divulga nas redes sociais, por exemplo.

Fidelização de Clientes

Ambos os dois perfis são extremamente importantes para a sua loja virtual. Um deles irá contribuir consideravelmente pelo aumento das suas vendas e outro perfil é extremamente importante para consolidar a sua marca e trazer maior confiança para novos clientes.

A empresa pode decidir em qual desses modelos apostar. Ter clientes fiéis fará com que a sua marca tenha um volume de vendas maior e também consiga ter mais engajamento, com cada vez mais pessoas conhecendo a sua marca.


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Razões para fidelizar o cliente

1 - Fluxo de negócios: quando um cliente é fiel a sua marca, ele acabará voltando sempre para fazer novas compras. Se o cliente está satisfeito com seus serviços acabará comprando repetidas vezes no seu E-commerce, sem a necessidade de gastar com marketing pago para trazer esse cliente novamente.

2 - Divulgação da marca: um cliente fiel é importante também para divulgar sua marca para outras pessoas. É quase como se fosse um marketing boca a boca, com a vantagem de impactar muito mais as outras pessoas sem que seja necessário gastar com estratégias pagas ou parcerias.

3 - Vendas cruzadas: quando um cliente passa a ter fidelidade com a sua marca, ele poderá voltar a comprar na sua loja. Sempre que ele sentir necessidade de comprar algo, a primeira opção sempre será a marca que o cliente já confia. Essa tática de vendas é chamada de cross selling, ou as famosas vendas cruzadas.

Importância Fidelização dos Clientes

4 - Clientes mais compreensivos: o comércio online envolve uma série de processos e um dos mais importantes deles é a logística, que também é um dos mais delicados. Em casos de atraso de entrega, a dor de cabeça é muito grande, para o lojista e principalmente para o consumidor. No caso do cliente fidelizado, ele acaba dando um voto de confiança para a sua loja e releva muitos casos que outros clientes não entenderiam.

5 - Menos gastos e mais receita: a fidelização de clientes evita gastos com marketing para gerar novas vendas, afinal esse cliente já conhece o caminho para chegar até a sua marca e não precisa ser conquistado novamente para realizar uma compra. Você economiza e de quebra ainda vende mais.

Quais os graus de fidelização de clientes

Segundo especialistas, existem graus diferentes de fidelização do cliente. Saber quais esses graus é bem importante, pois com esse conhecimento poderá facilitar para a criação de estratégias de como fidelizar o público.

Os estudos mais completos do assunto apontam que ele existem 4 grupos de clientes quando o assunto é fidelidade, que são os seguintes:

  • Convictos: compram sempre da mesma marca;
  • Divididos: são clientes fiéis, mas compram de 2 a 3 marcas diferentes;
  • Inconstantes: que mudam de marca a todo momento;
  • Infiéis: não são adeptos a nenhuma marca.

Sabendo a importância da fidelização do cliente, agora vamos saber as principais dicas para conseguir ter um público mais fiel.

6 Dicas para garantir a fidelização do seu cliente

A fidelização do cliente é uma importante estratégia dentro do E-commerce, que além de garantir mais vendas, também ajuda a divulgar a sua marca e consolidá-la no mercado. Vamos agora conferir as melhores dicas para que o seu público seja mais fiel a sua loja virtual.

Um bom atendimento é essencial

Atender o cliente do jeito que ele gostaria de ser atendido é extremamente importante. Principalmente, porque um bom atendimento fará com que esse cliente retorne e compre de forma recorrente na sua loja virtual.

É necessário escutar o que o seu cliente deseja, suas reclamações e elogios. Importante conhecer as preferências e as particularidades do seu público, pois essa é uma das melhores maneiras em criar estratégias certeiras que resultam em mais vendas.

Atendimento Fidelização dos Clientes

Será mais fácil impactar pessoas que já compraram na sua loja e fazer com que eles voltem novamente a comprar no seu E-commerce.

Se pôr no lugar do cliente e trazer mais humanidade para o atendimento fará com que o cliente se conecte a sua loja virtual. Quando ele planejar uma nova compra, o seu E-commerce será uma das primeiras opções, afinal, esse cliente irá se lembrar do atendimento diferenciado e muito provavelmente irá comprar na sua loja novamente.


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Tenha uma plataforma confiável e um site com usabilidade melhorada

Um site com usabilidade melhorada, assim como um plataforma confiável são essenciais para garantir a fidelização do cliente.

Isso porque o site quando apresenta uma boa navegabilidade e estabilidade é convidativo para que o cliente volte sempre a fazer compras. Não há nada pior do que entrar em um site de compras que não carrega as suas páginas agilmente ou cuja usabilidade não é agradável ao usuário.

Por conta disso, é recomendado ter um site desenvolvido pelo Magazord, afinal a nossa plataforma cuida do desenvolvimento do site desde o início. O layout do site é pensado para oferecer uma usabilidade melhorada e completamente intuitiva.

Além de cuidar do layout, também cuidamos de toda a parte de velocidade, para que o site seja rápido para carregar as sua páginas. Os sites do Magazord são feitos para oferecerem uma experiência de compras otimizada e rápida.

Aposte em programas de fidelidade

Um ótimo atrativo para manter o público cativo a sua loja virtual é criar programas de fidelidades para seus clientes. Oferecer descontos e vantagens para participantes fará com que clientes voltem continuamente para comprar na sua loja virtual.

Entretanto, é necessário definir bem todos os aspectos do programa de fidelidades antes de lançá-lo. É necessário definir bem quais são as regras do seu programa de fidelidade, para que assim mais clientes tenham a chance de aderir a essa facilidade oferecida.

Programa de Fidelidade

Além do mais, vale investir em algumas estratégias de marketing para chamar a atenção dos seus visitantes quanto ao programa de fidelidade. Quanto mais pessoas conhecerem o programa de fidelidade do seu E-commerce, maiores serão as chances de você ter um público fiel grande.

Ofereça vantagens que vão além do preço

No comércio online, um dos pontos mais importantes é a questão do preço. Até porque quem tem o costume de comprar pela internet tem o costume de fazer muitas comparações de preços antes de fazer uma compra.

Mesmo sendo um importante aspecto, o preço baixo não deve ser a única coisa que a sua loja tem a oferecer, principalmente se você está em busca de ter um público mais fiel.

Para os clientes que tem o costume de comprar com frequência na sua loja virtual, vale a pena oferecer algumas vantagens, como o brindes, de acordo com o valor da compra realizada.

Vantagens para Clientes

Outra forma de manter clientes fiéis à sua loja virtual é criar um programa de pontos cumulativos, que a partir das compras contínuas no seu E-commerce vão acumulando pontos para serem trocados por outros itens da sua loja.

Ainda é possível criar muitas outras estratégias para fidelizar o usuário. Dessa forma, é possível avaliar qual é a melhor estratégia para conseguir trazer mais pessoas para fazer parte do seu público fiel.

Interaja com o público nas redes sociais

Uma das mais eficientes (e baratas) estratégias para fazer parte do público mais fiel ao seu E-commerce é interagir com a audiência das suas redes sociais. As redes sociais tem um potencial absurdo para empreendedores nos dias de hoje e é muito importante que você aproveite todas essas ferramentas para ficar mais próximo ao seu público.

As mídias sociais dão maior voz ao público geral, o que pode amplificar as opiniões positivas ou negativas da sua loja. Essas ações acabam trazendo ou afastando clientes da sua loja virtual.

Dessa forma é extremamente importante manter contato com o público nas redes sociais diariamente, gerando mais engajamento e também atrair mais os olhares de outras pessoas que não conhecem ainda a sua marca. 

Para gerar mais engajamento com o seu público é necessário responder todos os comentários, agradecer os elogios e o mais importante de tudo, atender rapidamente as reclamações dos atendentes.

O consumidor deseja se sentir diferenciado dos demais e um tratamento mais cuidadoso certamente fará com que ele volte a fazer compras na sua loja de forma recorrente. Um tratamento diferenciado em todas as comunicações de seus clientes fará com que a sua loja virtual tenha um público fiel cada vez maior.

Esteja no pós-vendas

Ter uma parte do seu atendimento especializada no pós-vendas é outra grande estratégia a fidelização do cliente. Um dos piores erros cometidos pelas empresas é achar que após as vendas, o trabalho já está finalizado.

Na verdade, é muito pelo contrário, já que é necessário dar toda a assistência para o cliente. Vale tirar dúvidas sobre a entrega ou como funcionam as políticas de troca ou devolução do seu E-commerce.

Pós-vendas fidelização dos clientes

O pós-vendas é extremamente importante para gerar maior fidelização do público e trazer segurança para que mais clientes façam compras de forma contínua no seu E-commerce. Estar presente com o cliente depois da aquisição demonstra todo o interesse da sua loja em fazer com que a experiência de compra seja a melhor possível.

Dentre as maneiras em se trabalhar com o pós-vendas é possível trabalhar com e-mails e telefonemas, fazendo um contato direto com o público. Perguntar como o foi o processo de compras, se há alguma dúvidas sobre a entrega ou qualquer outra pergunta pertinente.

Agora que você já conhece tudo sobre a fidelização de clientes, nos conte quais são as suas dúvidas ou estratégias para a criação de um público cativo. Deixe as as suas experiências na parte dos comentários.

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