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Dicas

3 Etapas para levar sua loja física para o E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
30/07/2020
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Levar sua loja física para o E-commerce é trazer mais oportunidades para o seu negócio e expandir as suas vendas. 

O mundo digital oferece uma série de oportunidades para expandir seu negócio de forma barata, mais do que qualquer outro meio. 

Venda mais magazord

Se você já possui uma loja física e ignora o comércio online, saiba que uma grande oportunidade está sendo perdida. A sua concorrência adere cada vez mais ao modelo de E-commerce e ignorar esse enorme mercado é ficar para trás. 

Mas você não precisa ficar preocupado. Isso não significa que você terá que fechar a sua loja física para se dedicar apenas ao seu E-commerce. 

Pode-se encarar a sua loja virtual como um novo ponto de vendas e um novo ponto de alcance para que seus produtos impactarem ainda mais pessoas. Basta reconhecer o potencial que tem esse mercado e tomar precauções que lhe ajudarão a migrar para o meio digital de uma forma mais segura. 

Vamos agora conhecer qual é a melhor forma de levar a sua loja física para o mundo virtual e ganhar ainda mais em vendas e poder de alcance para os seus produtos. Boa leitura!

Porque o seu negócio precisa ter uma forte presença online?

Já não é nenhuma novidade que o E-commerce é um dos setores de mercado que mais cresce não apenas em nosso país, mas no mundo inteiro.

Tendo menos gastos do que abrir uma loja física, o E-commerce oferece uma ótima rentabilidade. E assim, muitos empreendedores perceberam as vantagens que é ofertar seus produtos em ambiente virtual. 

Fora isso, o comportamento dos consumidores também tem ajudado a expandir o E-commerce. Os consumidores cada vez compram seus produtos na Internet, fazendo com que as lojas também precisem ir para o ambiente virtual. 

Muitas pessoas tem adotado o E-commerce como o seu principal canal de compras, devido à facilidade que é comprar no conforto de casa e receber o produto no endereço que quiser. 

Por conta disso, é mais do que essencial que o seu negócio esteja em ambiente digital. Assim, você também terá a capacidade de impactar esses potenciais clientes com mais eficácia. 

Presença Online

As vantagens de vender no E-commerce

Igual acontece nos negócios offline, vender em ambiente online exige a mesma dedicação e também o esforço de trabalho, dentre eles:

  • Ofertas;
  • Publicidade;
  • Produtos;
  • Atendimento;
  • Estoque;
  • Entregas;
  • Pagamentos;
  • Devoluções de produtos.

Basicamente, você terá que trabalhar com uma série de processos e estratégias, para que o cliente tenha a melhor experiência possível dentro da sua loja virtual. 

Agora, nós vamos conhecer algumas da principais vantagens em levar a sua loja física para o ambiente virtual.

A loja online aumenta as vendas da loja física

Muitas pessoas, que apenas trabalham com o comércio físico, acabam achando que o E-commerce pode diminuir as vendas presenciais. 

Mas já adiantamos que essa é uma constatação equivocada. Expandir sua loja para o mundo digital aumenta a visibilidade da sua loja física, fazendo com que mais pessoas tenham a intenção de conhecê-la. 

Vamos pensar num exemplo prático. Imaginamos que você foi impactado por campanhas de uma determinada loja online e depois acaba descobrindo que essa mesma marca possui loja física. 

Se o localização desta loja fosse bem próxima ao seu trabalho ou da sua casa, é bem possível que você visualizasse a vitrine da loja com mais frequência. Em determinados momentos, também poderia realizar uma compra nesse lugar. 

Com disso, podemos constatar que essa mescla de loja virtual com loja online acaba gerando benefícios para ambos os lados.

Disponibilidade 24 horas por dia

Se você trabalha com loja física, sabe que precisa trabalhar apenas num determinado período de tempo. No meio digital isso não acontece.

No E-commerce, a sua loja fica aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre que seu cliente deseja fazer alguma compra. 

O melhor é que você não precisa arcar com mais gastos para a sua loja ficar mais tempo aberta. E qualquer horário é o momento para fechar novas vendas.

Aberto 24 horas por dia

Alcance Geográfico

A loja virtual apresenta a vantagem de estar aberto a todo instante, o que é uma das sua principais vantagens.

Além disso, outro benefício é o grande alcance que extrapola as fronteiras da loja física. Com o E-commerce, será possível alcançar pessoas de todo o Brasil. 

Vendendo na Internet, os produtos poderão ser adquiridos por qualquer consumidor, em qualquer cidade do país. 

Basta ter uma conexão com a Internet, que essa pessoa já se tornará um potencial cliente da sua loja virtual. 

Aumento da escalabilidade

Mesmo que o volume de vendas seja relevante, a loja física possui um limite de conversões. 

Isso porque existe um número máximo de clientes que podem ser atendidos diariamente em uma mesma loja. 

Isso varia de acordo com o tamanho da equipe e do próprio espaço, entre outros fatores. Para fazer com que a capacidade da loja virtual cresça, a saída é abrir uma nova loja, um novo “ponto”. 

Entretanto, essa solução não é das mais baratas, já que isso demandará investimento, achar um novo espaço e contratar mais funcionários. 

O E-commerce apresenta vantagens em relação à loja física. A loja virtual sempre se encontra disponível ao cliente, ou seja, não precisa alugar mais salas e nem contratar mais funcionários para dar conta da demanda quando a quantidade de clientes aumenta.

Aumento na escalabilidade do E-commerce

Levar loja física para o E-commerce: 3 etapas importantes

O comércio online cresce cada vez mais. Vender artigos pela internet não é algo do futuro e inalcançável. O E-commerce já é uma prática do presente e ignorá-la é ignorar a capacidade de alcance oferecida pelo setor.

Nosso objetivo neste artigo é mostrar quais os melhores passos para você levar a sua loja física para o comércio online e aproveitar todas as possibilidades que o E-commerce é capaz de oferecer.

Planejamento

O primeiro ponto para o lojista levar sua loja física para o E-commerce é o planejamento. Desse planejamento, dois pontos importantes devem ser resolvidos antes de qualquer outro passo: seu público-alvo e persona. 

Diferente do E-commerce, o lojista físico consegue identificar mais facilmente o público-geral que compra no seu negócio. 

É necessário saber que na Internet, o público é muito mais amplo e por consequência mais difícil de ser identificado. 

Por conta dessa situação, é extremamente importante parar e analisar qual é o propósito do seu negócio. Também é importante saber qual é o público que você deseja atingir nesse novo canal. 

Planejamento para criar loja virtual

Mas você sabe qual a diferença entre o público-alvo e a persona do seu negócio e como defini-los?

O público-alvo é o que você segmentou antes de escolher e direcionar os seus produtos às pessoas certas. Essas pessoas são definidas a partir de informações demográficas, idade, gostos…

Um exemplo de público alvo: mulheres, moradoras de Florianópolis, idade de 25 a 35 anos e que gostam de praticar esportes. 

Já a persona é a representação fictícia dos seus clientes. Usar a persona ajuda a entender melhor sobre os hábitos e a personalidade dos seus clientes. 

A construção da persona não é tão simples como do público-alvo. Nesse caso, será necessário fazer pesquisas de mercado com clientes, ex-clientes e até futuros clientes. É necessário ter uma grande quantidade de informações para montar essa personificação.

Concorrência e curadoria de produtos

No mercado físico, é bem comum que o lojista fique observando os passos dos seus concorrentes mais próximos fisicamente, principalmente porque eles estão competindo em um ambiente palpável. 

Ao levar a sua loja física para o E-commerce, será possível descobrir que a concorrência no ambiente online é bem diferente e você irá competir com milhares de outros concorrentes que você nunca imaginou ter. 

A diferença primordial da concorrência entre o ambiente físico e o digital é que a disputa não está ligada diretamente a concorrência entre produtos e sim, com a persona de outras lojas que pode ser a mesma que a sua. 

Dentro do planejamento, a última etapa é a curadoria de produtos. Cadastrar seus produtos é uma parte extremamente importante. 

Você pode utilizar de algumas estratégias como, cadastrar produtos parados no seu estoque para serem vendidos no ambiente online. Saber quais produtos cadastrar e fazê-los corretamente é extremamente importante para o obter sucesso nas suas vendas.

Estrutura

O E-commerce também apresenta uma estrutura. Diferente do ambiente físico, a estrutura da sua loja virtual envolve outros aspectos, como o nome da loja, o registro da marca, domínio, sistema de gestão, transportadoras, marketplaces…

Mesmo que você não esteja familiarizado com os processos que envolvem o E-commerce, você também poderá abrir a sua loja online. Afinal, existem plataformas que oferecem a possibilidade de colocar a sua loja virtual no ar. 

Pode-se dizer que existe uma grande quantidades de plataformas de E-commerce que trabalham no mercado. Mas você precisa estar atento para não escolher qualquer serviço.

O mais interessante, é sempre optar por plataformas que ofereçam serviços completos, sem que você precise contratar outras empresas para complementar ferramentas de gestão para a sua loja virtual. 

Estrutura

O Magazord é a melhor escolha nesse caso. A nossa plataforma apresenta todos os serviços necessários para que a sua loja virtual opere a todo o vapor. Isso sem a necessidade de você ficar contratando mil e um serviços complementares para que a sua loja virtual esteja no ar, vendendo de forma 100% otimizada. 

Isso acontece porque o Magazord é mais do que uma plataforma de E-commerce, pois oferece ERP Nativo, integrações com várias transportadoras e marketplaces, além de ter um gateway de pagamento próprio, o Magapay. Isso facilita o pagamento e recebimento das suas vendas, otimizando todo o processo, do início ao fim da compra.

Caso você queira saber mais sobre os serviços do Magazord, entre em contato e agende uma conversa agora mesmo!

Validação

Mesmo que a sua loja física funcione perfeitamente, isso não significa que o seu E-commerce está 100% garantido de ser um negócio validado. 

Na Internet, usamos parâmetros, além de ser outro público com qual está lidando. Ou seja, o processo de vender na internet é diferente de vender em ambiente físico. 

Por conta disso, é necessário passar por todas as etapas de validação antes de apostar todas as fichas nesse negócio. 

O primeiro passo para a validação é realizar vendas periódicas. Se as vendas fluírem de forma recorrente, ou seja, todos os dias. Você já pode considerar que essa estrutura de negócio já está validado. 

Um outro passo importante para saber se o seu negócio está validado é analisar o volume da sua audiência de vendas. É importante observar se a sua audiência aumenta com o passar do tempo. 

Vendas Online ao levar sua loja física para o E-commerce

Não adianta esperar que os clientes venham até você, ainda mais no ambiente online. É necessário trabalhar duro para chamar a atenção da audiência, seja qual for o canal de comunicação que você utiliza. 

É necessário saber se suas estratégias de marketing estão surtindo efeito e se os esforços de trazer novas pessoas para conhecer sua loja estão gerando os resultados esperados.

Ao trabalhar para garantir um número maior de visitas para a sua loja virtual, o número de vendas também aumentará consequentemente.

Leve a sua empresa para o E-commerce e venda mais

O mercado do E-commerce cresce cada vez mais e ignorar o potencial de vendas do setor é sinônimo de perder dinheiro. E como você percebeu durante esse artigo, fazer a expansão para esse mercado não é algo complicado. 

É possível que você se sinta perdido durante algumas etapas de implementação do seu E-commerce. Mas ao contratar uma plataforma de E-commerce que ofereça o melhor suporte, esse processo se torna mais fácil. 

Não deixe de conhecer quais são os serviços do Magazord e as suas soluções para vendas online, fazendo com que levar sua loja física para E-commerce se torna num processo dinâmico e mais fácil de ser realizado.

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