fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 6 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Destaques

D2C: entenda o que é e como funciona essa modalidade de E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
26/08/2020
Comentários
0 comentários

O termo D2C está cada vez mais em alta, mas você sabe o que ele significa? Talvez você já conheça os termos B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), que são muito comuns para definir os relacionamentos entre as empresas e o cliente. 

A sigla D2C vem da expressão Direct to Consumer, o que em tradução livre significa “direto ao consumidor”. Na prática, essa modalidade de E-commerce é usada para indústrias, em que as intermediações de negócio são deixadas de lado e a empresa realiza às vendas diretamente ao consumidor. 

Venda mais magazord

Nesse caso, o intuito é cuidar de todo o processo. O produto é desenvolvido, é distribuído e vendido pela mesma empresa. 

Assim, a companhia trabalha em todos os processos da jornada do produto, até que ele chegue diretamente ao seu cliente. A modalidade de E-commerce D2C vem ganhando cada vez mais força, com as indústrias aderindo ao comércio virtual em maior volume.

Você quer conhecer melhor sobre o D2C e os seus benefícios? Preparamos um artigo especial que detalha tudo sobre o assunto! 

Agora entenda melhor porque as indústrias investem cada vez mais no D2C. Boa leitura!

Afinal, o que é D2C?

Antes de a Internet se popularizar, a única forma que as indústrias tinham de ter um alcance grande para os seus produtos era contatando com as redes varejistas. 

Uma empresa poderia ter lojas próprias físicas para seus produtos, mas isso demandava um investimento grande demais, não trazendo o retorno financeiro esperado.

Atualmente, com o crescimento exponencial do comércio online, as indústrias podem investir em lojas online próprias, sem se preocupar com barreiras físicas. 

Perante esse cenário, vários negócios começaram a perceber que poderiam ter muito mais engajamento com sua própria marca, cuidando de toda a jornada do consumidor, do início ao fim. 

D2C o que é?

Esta é a estratégia Direct to Consumer. Em vez de buscar varejistas que se alinham em mensagem e público, a empresa cuida de todos os processos para otimizar a venda dos seus produtos e cuidar de todos os processos. 

As marcas preferem cuidar delas mesmas o ambiente em que o cliente descobre, considera e também, realiza a compra. Esse controle permite que a empresa cuide de toda a sua identidade, o que é uma estratégia acertada para valorizar seu produto. 

👉 Você pode se interessar também: 3 Etapa para levar sua Loja Física para o E-commerce

Quais são as principais diferenças do D2C para B2C e C2C

Antes de mais nada precisamos relembrar o que é C2C e B2C. O B2C é a transação mais comum entre as empresas e os clientes. Ele é um modelo de negócios bem centrado no varejo, com as vendas da mercadoria diretamente para o consumidor final. 

Como  acontece no D2C, não há intermediários, ou seja, a venda acontece entre duas partes, sem um terceiro elemento.

O usuário faz a sua compra na loja online ou física e essa ação é caracterizada como uma operação de consumo.

A principal diferença nesse caso, é que a relação de venda se inicia nos lojistas e não nas indústrias.

B2B C2C D2C

Já o C2C são as operações de vendas que acontecem quando duas pessoas fazem uma troca comercial. Esse tipo de transação é muito comum nas redes sociais, como os famosos grupos de Facebook de vendas e compras. 

O C2C é muito caracterizado pela informalidade, pois em muitos casos, não há registros, nota fiscal ou comprovantes de garantia. 

O D2C é bem diferente, pois esse modelo de negócio apresenta formalidades, em que todas as compras são computadas, com nota fiscal emitida e todos as formalidades e processos necessários são realizados.

Quais as vantagens do E-commerce D2C?

Como já mencionamos, o E-commerce D2C cuida da venda diretamente ao cliente final, sem a necessidade da ajuda de intermediários, como representes ou pontos de vendas físicos. 

Tendo em mente que o comércio online D2C cresceu muito nos últimos tempos, não é muito difícil supor que ele apresenta muitas vantagens. Agora, vamos conhecer as principais!

Queda na tributação

A atuação no modelo Direct to Consumer possibilita eliminar gastos e tributos desnecessários, que seriam gerados a partir da intermediação das mercadorias. 

Isso permite que o preço final do produto seja menor e consequentemente, a competitividade do E-commerce D2C aumenta. 

E com as vendas online, não é necessário um investimento tão alto quanto o da loja física. Assim, as suas ofertas de produtos serão cada vez mais competitivas e seu E-commerce D2C poderá ter rendimentos ainda maiores.

Mais controle sobre a imagem do produto

A ajuda dos revendedores é muito útil em diversos momentos. Entretanto, a estratégia de vendas com muitos intermediários acaba por dificultar o controle sobre a imagem do produto.

Isso acontece porque as falhas que eventualmente são cometidas por terceiros, podem ser associadas à sua marca. 

Ter que lidar com esse tipo de situação e ter a imagem da sua empresa abalada é um tanto quanto desafiante, principalmente em ocasiões que acabam escapando do seu controle. 

Imagem do Produto

Quando a imagem da sua empresa fica nas suas mãos, ficará muito mais fácil analisar a receptividade de cada produto, administrar as condutas e tornar decisões mais acertadas.

Melhoria contínua dos processos

A ideia do D2C é se manter sempre próximo dos consumidores dos seus produtos. A indústria é um setor com muitos gastos fixos de manutenção e distribuição de mercadorias. 

Por conta disso é extremamente importante identificar quais são os maiores causadores de custos do seu ambiente e promover gestões que podem reduzi-los. 

Através do E-commerce D2C, é possível diminuir as despesas com comissões de vendas dos intermediários e também melhorar a logísticas interna para que os produtos cheguem mais rápido nas mãos do consumidor. 

Redução nos Intermediários

Reduzir a quantidade de intermediários durante a venda é um dos principais benefícios do E-commerce D2C. 

Essa redução acaba levando a um relacionamento mais próximo com o público final, o que fornece mais oportunidades de conhecê-lo melhor. Com isso:

  • É possível alinhar seus produtos de modo a atrair cada vez mais clientes;
  • Investir em outros canais de comunicação;
  • Melhorar a imagem da marca;
  • Trabalhar melhor o funil de vendas e aumentar as taxas de conversão;
  • Aumentar a rentabilidade e o lucro.

Personalização do pós-venda

Todos sabemos a grande importância que o pós-venda tem, que é uma das principais estratégias para a consolidação da sua empresa no mercado. 

Esse esforço faz com que os clientes recorram à sua marca de forma contínua. Através do D2C, pode-se ficar mais próximo dos seus consumidores e prestar os devidos atendimentos de suporte em caso de dúvidas. 

Personalização Pós-Venda

Por essa razão, o consumidor se sente valorizado pelo seu negócio e pode passar feedbacks interessantes para possíveis melhorias. 

Seus consumidores estarão mais próximos à sua marca! Você poderá comunicar-se com o público, ir testando novas estratégias para novos clientes conhecerem a sua marca.

Aumento do market share

Por meio do D2C, consegue-se alcançar mais clientes em um período de tempo menor. As compras pelo site de uma fabricante são muito mais práticas e isso ajuda o posicionamento da marca na Internet. 

Por isso, é importante que o portfólio dos produtos esteja bem-descrito no E-commerce. Para isso, é necessário criar conteúdos bem detalhados, treinar a equipe de atendimento e conhecer tudo o que o que o seu produto oferece.

👉 Você pode se interessar também: O Pós-Venda no E-commerce

Quais os principais desafios do E-commerce D2C?

Nós apresentamos as principais vantagens oferecidos pelo E-commerce D2C, mas para aproveitar esses benefícios, é necessário usar as estratégias certas! Vamos agora conhecer qual rumo tomar.

Logística

Varejos já tem a sua operação logística consolidada, por conta disso, é necessário desenvolver processos otimizados, para assim garantir uma entrega inteligente ao seu produto. 

Dessa forma, é necessário ter os serviços de uma plataforma de E-commerce otimizada, com as melhores soluções de entrega. 

Para isso, é necessário que a sua loja virtual tenha um sistema de entrega eficientes, oferecendo um frete que além de barato, também seja rápido.

Logística D2C

Atendimento de qualidade

Como já mencionamos anteriormente, o E-commerce D2C permite a maior aproximação da indústria com o cliente final. Essa aproximação significa que você também terá que cuidar com o atendimento ao consumidor. 

O atendimento não precisa apenas ser atencioso, também precisa ser eficiente, acompanhando a identidade criada para o seu produto. E também conversando com a mesma linguagem reproduzida pelos seus clientes.

Gestão mais abrangente

O E-commerce D2C envolve uma série de processos, indo desde a criação do produto, até a entrega do mesmo para o cliente. 

A integração desses processos são um verdadeiro desafio! Pois é necessário confrontar vários dados, ver quais canais mais vendem, monitorar a entrega…

👉 Você pode se interessar também: Como um bom E-commerce para pode aumentar as vendas da Loja Física?

Descobrir um novo público

Atualmente, já temos o conhecimento de que as pessoas que utilizam a Internet como um canal de compra são mais exigentes. 

Ou seja, é preciso oferecer alguns diferenciais para chamar a atenção desse cliente exigente. É necessário oferecer um atendimento melhorado, além de oferecer uma qualidade acima da média, em todos os processos da jornada de compra.

Novo Público D2C

Como aplicar o D2C no E-commerce?

Se você gostou do modelo D2C, então chegou a hora de conhecermos melhor quais são as principais maneiras de aplicar o modelo Direct to Consumer no E-commerce.

Pense em estratégias de diferenciação

Ainda que você tenha a intenção de continuar a utilizar revendedores, por que não investir em novas estratégias de como vender seu produto?

Ao adotar outros caminhos, sua empresa estará aberta para novas possibilidade, pois mais canais de vendas estarão ao alcance da marca. 

Talvez surja o medo pela competitividade que o comércio virtual possui hoje. Mas a indústria apresenta grandes vantagens, para sempre se destacar em relação à concorrência. Uma das principais é a criação de produtos únicos e personalizáveis.

Se você não quer entrar em um mercado cuja competição é extremamente acirrada, você pode apostar em produtos diferenciados e que permitem uma maior personalização. 

Esses tipos de produtos possuem um grande apelo com o público e podem trazer um maior retorno financeiro para sua empresa.

Invista no omnichannel

Cada vez mais é essencial utilizar o omnichannel, mas você sabe o que isso significa? O principal objetivo dessa estratégia é a atuação em vários canais. Loja física, loja online, marketplace, redes sociais estão integrados, para atender melhor o consumidor. 

Essa estratégia conversa muito bem com o E-commerce D2C, afinal, todos os processos de venda também estarão nas mãos de quem fabrica o produto. 

Isso significa que todos os canais terão as mesmas informações sobre determinado cliente e estarão cientes sobre os seus problemas ou as preferências. 

A ideia é oferecer a mesma experiência, não importando de onde aconteceu a compra. Para isso, é necessário uma mudança de mentalidade, de modo que nenhum canal seja visto como o concorrente um do outro.

Na prática, a marca estaria cuidando nas redes sociais e no site, atendendo ao consumidor em qualquer demanda. Na necessidade de uma troca após a aquisição, o cliente pode se sentir à vontade para entrar em contato por qualquer desses canais para que a sua demanda resolvida.

Conclusão

O E-commerce D2C é reflexo de uma mudança no varejo online atual. Agora, presenciamos um movimento com capacidade de gerar mais oportunidades para mais pessoas no mercado. 

O D2C chega após os famosos B2C, B2B, B2B2C e vem com cada vez mais força, em que as indústrias passaram a conhecer as vantagens de vender os produtos que ela mesmo produz. 

A transformação do mercado para mais este modelo é definitiva e 100% democrática para todos os tamanhos de empresas e tipos de produtos. O D2C permite a venda desde os itens de artesanato, passando também por grandes marcas de moda, chegando também em fábricas de eletrodomésticos.

Para utilizar todos os benefícios do E-commerce D2C, você precisa primeiramente ter ao alcance uma plataforma de E-commerce preparada para atender todas as demandas na criação e execução do seu negócio. 

Nessa hora entram as soluções e funcionalidades oferecidas pelo Magazord! Nossa plataforma de E-commerce se destaca principalmente por contar com todo os serviços necessários para a criação de um E-commerce completo. 

As integrações oferecidas pelo Magazord são responsáveis por trazer maiores facilidades para que a indústria crie o seu canal de vendas digital. Tudo o que é necessário para a criação de um E-commerce de sucesso está disponível no Magazord, desde a criação do layout do site até às melhores integrações de Marketing, permitindo que você venda ainda mais! 

Quer saber melhor como o Magazord funciona? Fale com um de nossos especialistas e saiba tudo o que oferecemos à sua marca.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *