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Dicas

Melhorando a logística do seu E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
13/09/2019
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Melhorar a logística do seu E-commerce é extremamente importante, já que esse aspecto é essencial para resultar em maior eficiência nas suas entregas. Uma boa logística também faz com que a sua loja virtual ofereça um serviço de excelência em todos os aspectos, da compra até a entrega. 

Entretanto, é um grande desafio ter uma ótima operação de logística dentro do seu E-commerce. Principalmente porque essa parte da empresa (geralmente) precisa do serviço de terceiros para funcionar perfeitamente. Uma operação de comércio virtual necessita de um bom serviço de logística, para que todas as compras realizadas no seu E-commerce sejam entregues em segurança e no seu tempo correto.

Uma ótima operação de logística é um ponto chave para que você venda online de forma muito mais eficiente. Ainda é essencial para que todos os seus produtos realmente cheguem aos seus clientes com segurança e eficiência

Dicas de como melhorar a operação de logística no seu E-commerce

A logística é uma parte essencial dentro do comércio online e ter uma boa operação de logística dentro da sua loja virtual é determinante para o sucesso do seu E-commerce. Essa área também é responsável por trazer uma grande dor de cabeça para quem comanda operações de comércio online, afinal, se depende de muitos fatores externos para o faturamento e entrega de produtos.

Melhorar Logística E-commerce

Para ajudar nessa árdua batalha, vamos apresentar algumas dicas importantes de como melhorar a logística do seu E-commerce. Com as dicas, esperamos lhe ajudar a melhor consideravelmente essa parte na sua empresa e entregar seus produtos com maior tranquilidade.

Organização para melhorar a logística do seu E-commerce

Ter uma operação de logística dentro do E-commerce é um grande desafio e uma das melhor formas de manter tudo em ordem é prezar por algo simples: a organização. É extremamente importante que todas as informações da sua loja virtual estejam completamente interligadas. Para garantir essa organização, nada melhor do que utilizar os chamados sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrados de Gestão Empresarial). 

O ERP nada mais é do que um software cuja responsabilidade é gerenciar informações que dizem respeito aos processos operacionais, gerenciais e administrativos dentro da empresa. O sistema ERP é essencial para melhorar o processo de logística dentro do seu E-commerce, pois ao ter o gerenciamento de todas as informações, fica muito mais fácil operar no faturamento e envio de mercadorias.

O sistema ERP presente em uma operação de E-commerce é extremamente importante para os gestores da loja virtual. Será mais fácil controlar todas as operações dentro do seu E-commerce, sendo uma ótima ferramenta auxiliar na tomada de decisões dentro da sua empresa.

Organização Logística E-commerce

Preocupação com o meio de entrega

Um dos grandes problemas dentro do E-commerce é o problema com a entrega de mercadorias. É a grande a dor de cabeça quando o cliente compra um produto e não o recebe, sendo um problema tanto para o cliente quanto para a loja. No caso do E-commerce, os problemas são enormes, principalmente porque  entregas não efetuadas são responsáveis por diminuir a confiança da loja.

Muitas lojas online utilizam apenas uma transportadora, o que acaba sendo um erro. O mais indicado a se fazer é conhecer e contratar mais serviços de opções de entrega. Você pesquisa diferentes serviços e trabalha com diferentes preços e prazos, para melhorar o serviço de entrega do seu E-commerce.

Entregas Melhorar Logística E-commerce

Os Correios são o serviço de entrega mais popular atualmente no Brasil e por chegar nos quatro cantos do país. Entretanto, é bem interessante conhecer mais transportadoras, afinal depender de apenas uma única empresa pode resultar em atrasos durante greves, por exemplo. Com mais transportadoras disponíveis, você tem a oportunidade de oferecer diferentes preços de frete e prazos de entrega para o seu cliente.

Preveja a sua demanda

Ninguém tem bola de cristal, mas com os dados e relatórios certos, você poderá prever alguns acontecimentos futuros e não ter problemas com seu estoque. A previsão de demanda não pode ser exata e nem prever quais são as quantidades certas de produtos que você precisa ter no seu estoque. Entretanto, as previsões se aproximam muito da quantidade real, quando feitas da maneira correta. As previsões de demanda podem ser uma ótima ferramenta para que você não tenha furos no estoque, por exemplo.

Este tipo de previsão, quando bem feito e com os dados certos, pode ser utilizada para entender as suas necessidades futuras e prever quais serão suas necessidades de logística. Conseguindo prever quais serão as suas necessidades de logística no futuro, será muito mais fácil aprimorar os envios dos seus produtos e facilitar essas operações dentro do seu E-commerce.

Informe datas de frete realistas

Oferecer boas condições de entrega é algo extremamente importante para aumentar as suas vendas, focando numa logística aprimorada da sua loja virtual. De nada adianta prometer prazos curtíssimos se você não não conseguirá cumpri-los fielmente e ao não conseguir cumprir esses prazos, a reputação da sua loja pode ser comprometida. 

Mesmo sendo difícil competir com os grandes serviços varejistas, não é recomendado colocar prazos irrealistas para tentar se destacar dos seus serviços em relação aos outros varejistas online. É muito mais indicado colocar um prazo de entrega realista, mesmo que sejam vários dias. Vale a pena tentar conquistar o cliente em outros canais, o atendendo bem e oferecendo um produto de alta qualidade.

Dicas Melhorar E-commerce

Embalar os seus produtos de forma correta também é extremamente importante. Assim a integridade do produto é mantida durante todo o trajeto, uma ótima forma de conquistar seus clientes. Vale testar a embalagem do produto sob condições extremas, para averiguar a qualidade da embalagem. Com esses cuidados, os itens vendidos pela sua loja virtual chegam intactos aos seus clientes.

Logística reversa

São vários os aspectos dentro da logística e um dos mais importantes pontos é a chamada logística reversa. A logística reversa nada mais é do que a situação em que o cliente precisa devolver o produto para a loja. Tal situação acontece quando há algum defeito apresentado pelo produto ou por conta também de arrependimento da compra. Esse é um processo delicado, que deve ter o máximo de atenção por parte do E-commerce. 

Está previsto em lei, no Código de Defesa do Consumidor, que há o direito da devolução do produto e ressarcimento. Tal situação acontece no famoso prazo de 7 dias após a entrega, período em que o consumidor pode devolver o produto comprado. E obviamente, ser reembolsado após a devolução.

Melhorias Logística Reversa

É extremamente importante estar atento a todos os pormenores dentro do processo de logística reversa. Também é importante dar  todo o suporte necessário para que o processo de devolução aconteça sem dores de cabeça para o cliente e sem causar problemas para a sua operação de E-commerce.

Uma loja virtual desenvolvida pelo Magazord já apresenta a opção de criar processos de logística reversa dentro da própria plataforma. Assim não é necessário utilizar outras ferramentas ou se preocupar com processos complicados. Conheça todos os nossos serviços!

O atendimento no processo do processo de logística reversa é um fator extremamente importante, já que a loja online precisa dar todo o suporte para o cliente e sempre é interessante fazer um pouco mais, sendo bem importante fazer além do básico e se preocupar com as reais necessidades do cliente.

Fique atento ao que falam de você

No comércio eletrônico é muito importante ficar atento a tudo o que diz respeito à sua loja. Reputação é tudo e você precisa ficar atento ao que falam de você nas redes sociais, trabalhando sempre para ter avaliações positivas entre os seus clientes.

O cliente de E-commerce é extremamente exigente e está constantemente preços e avaliando qual é a melhor loja para ele comprar um determinado produto. Ele também avalia quais são as melhores operações de comércio eletrônico da atualidade, as recomendando para seus familiares e amigos.

Operações Logística Reversa

Analisar o que estão falando da sua loja virtual é essencial, sendo extremamente importante ouvir e resolver reclamações. É bem importante dar ênfase para os problemas de logística enfrentados pela sua loja. Por mais que seja complicado, resolver rapidamente problemas de entrega e logística faz com sua loja virtual seja respeitada e recomendada a mais pessoas.

Além disso, resolvendo os problemas rapidamente, o seu E-commerce pode apresentar o diferencial de que um cliente insatisfeito pode voltar a fazer uma nova compra na sua loja virtual.

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