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Logística

Como proporcionar um frete de qualidade na sua loja online

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
13/10/2020
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O frete é uma etapa decisiva dentro da uma loja virtual, afinal, estamos falando do processo de entrega do produto para o cliente!

Além do mais, o frete apresenta um grande desafio em equilibrar a expectativa dos consumidores (que sempre fogem de fretes elevados) e a realidade dos lojistas em arcar com esses custos. 

A melhor saída é buscar um equilíbrio, ou seja, oferecer um frete barato e que ao mesmo tempo também seja atrativo para o gastos da sua loja virtual. 

Por conta disso, pensar e aplicar em estratégias de frete do seu comércio online é vital, já que este processo é extremamente importante para gerar a fidelização do cliente.

Confira agora nossa matéria especial que mostra qual a dimensão do frete dentro do E-commerce e quais as melhores estratégias que se adequam ao seu negócio!

Mas afinal, qual a real importância do frete dentro do E-commerce?

Numa pesquisa realizada pelo E-commerce Trends, 97,3% das pessoas entrevistadas declararam já ter abandonado o carrinho de compras em uma loja virtual. E o principal motivo desse abandono é por conta do frete muito caro. 

Este mesmo estudo também aponta que o prazo de entrega é um dos vilões quando estamos falando do frete. Aliás, esta é a causa de cerca de 40,7% das queixas de consumidores. 

Também devemos lembrar que a partir do momento que o produto é enviado ao cliente, você perde o poder sobre ele. 

A importância do frete no E-commerce

Essa é uma das razões pela qual o frete acaba gerando uma enorme dor de cabeça ao empreendedor. Dessa forma, a entrega de seus produtos precisa de uma preocupação e cuidado maior ainda, para que todo o processo aconteça da melhor forma possível. 

Entregar o seu produto ao cliente é uma etapa vital e ao fazer isso com qualidade e eficiência, você conseguirá cativar o consumidor e fazer com que ele volte a comprar com a sua marca. 

O cliente se lembrará do seu E-commerce com confiança, sempre que desejar fazer uma nova compra online, e se tornará fiel à sua marca! Vale a pena dar uma atenção ao frete da sua loja virtual, não é mesmo? Continue a leitura e descubra importantes estratégias para otimizar a entrega no E-commerce.

👉 Você pode se interessar também: Saiba como funciona o E-commerce D2C

Monte a política de frete da sua loja virtual

Para ter um frete eficiente no seu E-commerce é importante criar uma política e normas que otimizam e agilizam este processo.

Os dois principais componentes que precisam ser analisados durante a criação de uma política de frete são: tempo e o preço do envio. 

Nesse caso, o interessante é planejar o transporte, priorizando as alternativas que oferecem um bom custo x benefício para sua loja e também ao consumidor. 

O melhor a se fazer é não ficar preso à uma única empresa de transporte, ou seja, nada de depender apenas dos Correios ou de uma única transportadora.

A melhor saída é utilizar os serviços de uma plataforma de E-commerce que oferece integrações com mais transportadoras. Dessa forma, serão mais opções de prazos e entregas, permitindo que você ofereça um frete mais competitivo. 

Se você está a procura de serviços para otimizar sua operação de comércio online, então precisa conhecer as soluções do Magazord. Nossa plataforma apresenta uma série de integrações com as melhores transportadoras do país, trazendo mais qualidade para a entrega dos seus produtos e otimizando os preços dos envios.

Política frete de frete na Loja Virtual

Logística Reversa

Além dos pontos que já citamos, também é necessário deixar claro as suas políticas de logística reversa dentro da sua loja online. 

A logística reversa é todo o processo que envolve a devolução de mercadorias para a sua loja virtual. Afinal, pode haver a necessidade do produto retornar para o seu E-commerce, seja para a substituição por outro item ou quando o cliente desiste da compra. 

Também vale a pena lembrar do direito de arrependimento, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, que dá a garantia para o cliente devolver a mercadoria em até sete dias após o recebimento.

Valorize a reputação das suas entregas

Como já observamos, o tempo de entrega é um dos fatores que o cliente mais dá importância nas suas compras online. Este aspecto serve para dois momentos essenciais na jornada de compras: a decisão em fechar o pedido e a fidelização do cliente. 

Vamos supor que o visitante tenha ficado satisfeito com a estimativa de entrega indicada e por isso, acabou fechando o pedido. Um imprevisto faz com que a compra não chegue até o momento combinado. 

Se você já sabe que o envio irá atrasar, o mais interessante é você tomar uma atitude, informando o cliente sobre o ocorrido e tentando tranquilizá-lo da melhor forma possível. Demonstre que você está tomando as atitudes necessárias. 

Reputação de Entrega na Loja Virtual

Uma das coisas mais frustrantes para o consumidor é a encomenda atrasada. Por isso, a pontualidade do frete deve ser uma meta constante na sua loja virtual. Obviamente existem situações que fogem do planejamento, mas elas devem ser cada vez mais raras. 

Uma das principais formas de minimizar possíveis problemas, é incluir um adicional de um ou dois dias a mais ao prazo final de entrega. Isso permitirá uma margem de erro, para que o produto seja entregue sem causar algum tipo de transtorno ao cliente.

👉 Você pode se interessar também: Marketing Digital para E-commerce

Reduza os custos do frete

Além dos prazos muito longos, o valor alto do frete também um fator que acaba fazendo com que o cliente desista de concluir a sua compra. 

Saber qual o valor médio das suas entregas é extremamente importante e mais importante ainda é trabalhar para diminuir cada vez mais o preço do seu frete. 

Neste caso, o melhor a se fazer é contratar transportadoras específicas para determinadas regiões, otimizando seu frete de uma forma inteligente. 

Cada empresa de transporte possui um preço que varia de região para região. Uma transportadora pode apresentar ótimos preços na região Sul do Brasil, mas não apresenta um preço tão bom para a região Nordeste, por exemplo. 

Nesse caso, a melhor saída é contratar uma transportadora que ofereça um bom preço na Região Nordeste. Assim, você mantém um frete competitivo em todas as áreas do país.

As integrações de transportadora do Magazord oferecem soluções dessa natureza, com empresas de transporte cujos preços são competitivos em diferentes regiões, fazendo com que sua loja online entregue de forma barata em todo o país.

Preze pela transparência e seja atencioso com o público

Um erro comum no comércio eletrônico é deixar o cliente às cegas, sem atualizações sobre a entrega do seu pedido. Obviamente, ninguém deseja ser o portador de notícias ruins, principalmente quando essas notícias estão relacionados ao seu E-commerce. 

Mas não falar nada e ser omisso é ainda pior. O envio irá atrasar? Se isto acontecer, é necessário avisar o consumidor o mais rápido possível. Neste caso, demonstre que você está ciente do ocorrido e também transpareça que você está fazendo o máximo possível para resolver o problema. 

Transparência com público

Não espere a reclamação chegar para tomar uma atitude. A proatividade nesses casos é a melhor saída para evitar ranhuras maiores da reputação da sua loja. 

Uma outra alternativa que ajuda na transferência do seu frete é não esconder a cotação do envio, a deixando visível somente no checkout. 

O ideal é disponibilizar a simulação desde a página de produto. Isso facilita a navegabilidade do seu site e otimiza a experiência do usuário. 

Automatize sua gestão de frete com o Magazord

Ao longo do nosso artigo, você certamente percebeu que o frete é uma das questões mais importantes e sensíveis dentro de uma operação de comércio online. 

Por envolver muitas questões e também ser um serviço que demanda agilidade, o frete acaba sendo um diferencial nas lojas online que o executam com maestria. 

Você pode se perguntar: “como então oferecer um frete de excelência para meus clientes?” A resposta pode ser mais simples do que você imagina. 

O principal segredo para otimizar o frete da sua loja virtual é contratar uma plataforma de E-commerce com soluções de logística inteligente e que facilitam a entrega dos seus produtos até os clientes que os adquirem. 

O Magazord é a melhor solução neste caso! Afinal, a nossa plataforma de E-commerce apresenta integrações, funcionalidades inteligentes e parcerias com as melhores transportadoras do país. 

Conheça tudo o que o Magazord oferece e disponibilize um frete rápido e barato aos seus clientes!

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