x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Destaques

O que é um gateway de pagamento?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
29/11/2019
Comentários
0 comentários

O gateway de pagamento é uma das ferramentas mais importantes dentro do comércio online, sendo determinante para garantir mais segurança e eficiência nas transações financeiras realizadas dentro do seu seu E-commerce. 

O crescimento do comércio online obrigou que desenvolvedores criassem ferramentas cada vez mais robustas e que sejam capazes de suportar o grande volume de transações ao mesmo tempo. 

Conheça os serviços financeiros do Magazord

Uma das principais melhorias que surgiram com o intuito de otimizar a operação de comércio online é o gateway de pagamento. Essa ferramenta especial trabalha diretamente com a área de pagamentos da loja virtual, sendo igualmente importante e útil para o seu E-commerce.

No artigo a seguir, vamos lhe apresentar o conceito completo do que é um gateway de pagamento e quais as vantagens em adotar essas ferramentas na sua loja virtual. 

Boa leitura e não deixe de colocar suas impressões e dúvidas logo abaixo, nos comentários

O que é um gateway de pagamento?

Com o crescimento do comércio online, a infraestrutura dos E-commerces precisou ser aprimorada, na mesma medida que as compras pela Internet aumentavam. 

Uma das principais melhorias que surgiram para otimizar ainda mais o comércio online foi gateway de pagamento. O gateway na verdade é uma plataforma para pagamentos, em que os dados do E-commerce, clientes e bancos se integram e conversam entre si, em apenas uma única ferramenta.
O gateway de pagamento é utilizado, principalmente, para que lojistas consigam lidar dinamicamente com os diferentes pagamentos suportados pela sua loja virtual. 

Atualmente, há muitas formas de se pagar as compras feitas na Internet. O consumidor pode pagar a sua compra através do boleto bancário, cartão de crédito, transferência bancária. Até mesmo, é possível mesclar essas formas de pagamento, como na opção boleto + cartões de crédito. 

Gateway de pagamento

Uma das principais razões para que os gateways de pagamento fossem desenvolvidos é a conexão direta entre a loja virtual com operadoras de pagamento e bancos. 

Essas ferramentas especiais também se destacam por oferecer uma grande adaptabilidade, se adequando facilmente em qualquer processo de checkout e cobrança. Acima de tudo, o gateway de pagamento de destaca por oferecer integrações que facilitam a comunicação com bancos, sistemas antifraude e E-commerces. 

Basicamente, pode-se apontar que o gateway de pagamento é como se fosse uma máquina de cartão, mas que em vez de ser um dispositivo físico, o gateway de pagamento é uma plataforma de pagamento virtual.


Você pode se interessar também  👉  Os principais desafios de Logística no E-commerce

Principais diferenças entre gateways de pagamento e intermediadores

Existem diferenças primordiais entre os gateways e os intermediadores de pagamento. As duas ferramentas são utilizadas especialmente para que os pagamentos dos clientes sejam aceitos pelas lojas virtuais com mais facilidade e agilidade. 

A principal diferença entre o gateway de pagamento e o intermediador é fato que o primeiro atua como um banco virtual, prestando todos os serviços financeiros necessários e repassam os valores da transação para o lojista. Já o intermediador de pagamento assume a responsabilidade e riscos pela cobrança da venda realizada. 

O gateway de pagamento se destaca por ser um serviço mais completo, oferecendo além de segurança, mais opções para que o cliente realize o seu pagamento. Essas plataformas de pagamento se mostram bem mais completas do que os intermediadores, permitindo ao cliente pagar da forma que lhe for mais conveniente.

Diferença Intermediadores Gateway

Alguns gateways de pagamento apresentam opções de pagamento bem variadas. Além das opções “tradicionais” como cartão de crédito e boleto bancário, o gateway ainda apresenta opções que permitem mesclar as formas de pagamento. É possível pagar uma parte da sua compra através do boleto bancário e outra parte parcelando no cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, os intermediadores de pagamento tem o costume de cobrar taxas bem mais altas do que nos gateways. Para cada um dos pagamentos, o intermediador tem o costume de cobrar de 4% a 7% no valor de cada compra. 

Por conta das suas taxas e também por ser um serviço completo, o gateway de pagamento se mostra a melhor opção para que os pagamentos feitos na sua loja virtual sejam feitos de maneira segura e completamente otimizada. 

Vantagens da utilização do gateway de pagamento

Agora que você já sabe o que é um gateway de pagamento, chegou a hora de conhecer as vantagens de utilizar essa plataforma.

Mais segurança para o lojista e clientes

Umas das principais vantagens em se utilizar os gateways de pagamento é a segurança que essas plataformas oferecem. Não apenas os lojistas poderão sentir-se mais seguros, como também o consumidor poderá se aproveitar de toda a confiabilidade dos gateways para realizar as suas compras sem o risco de fraudes ou cair em golpes. 

São diversos os estudos que apontam que as vendas online crescem cada vez mais, tanto em nível nacional quanto mundial. Esse crescimento não apenas mostra que o comércio online cresceu, mas também a confiança dos consumidores nas lojas virtuais também aumentou.

Segurança Gateway de Pagamento

Isso deve muito porque os pagamentos feitos na internet se mostraram mais seguros de serem feitos, deixando os consumidores mais tranquilos e também porque não, mais tentados a fazerem compras online com maior frequência.

O gateway de pagamento oferece rotinas de segurança que protegem os dados dos clientes, com avançados firewalls e sistemas de criptografia de dados. Além disso, o gateway de pagamento também foi desenvolvido para que ele seja facilmente integrado a sistemas antifraudes. Essa característica traz mais segurança para os lojistas que utilizam essas plataformas de pagamento. 

Redução de custos

O gateway de pagamento atua diretamente na redução de custos da sua loja virtual, trazendo ainda mais benefícios durante a sua utilização. 

Se o seu orçamento é apertado, a utilização do gateway de pagamento lhe ajuda a tornar a sua operação de comércio online mais acessível. A negociação ocorre diretamente com a plataforma, sendo muito mais flexíveis para que as taxas sejam menores do que as cobradas pelos serviços intermediadores de pagamento. 

Redução de Custos com Gateway de Pagamento

Com o gateway de pagamento, a cobrança de taxas é feita de acordo com o fechamento das vendas. Não há taxas extras com que o lojista precisa se preocupar em pagar. 

As possibilidades de redução de custos fazem com que as plataformas de pagamento online se mostrem algumas das melhores ferramentas para a infraestrutura do seu site. Além de ser útil para o lojista, o gateway também traz uma série de vantagens para o cliente, já que ele terá mais opções de como realizar o pagamento dentro da sua loja virtual. 

Devido a sua agilidade, o gateway de pagamento também se destaca por eliminar etapas na comunicação entre bancos e lojas virtuais. Esse é outro fator que pode ser determinante para a diminuição dos custos na sua operação de E-commerce.

Devido a mais essa facilidade, utilizar o gateway de pagamento é determinante para os custos de manutenção financeira sejam reduzidos e para que o seu E-commerce ofereça a máxima eficiência na área de pagamentos.


Você pode se interessar também  👉  Conheça tudo sobre o Google Analytics

Aumento da taxa de conversão

A eficiência e agilidade proporcionadas pelos gateways de pagamento são responsáveis por gerar uma série de benefícios para a sua loja virtual. Um deles é transformar o processo de compras ainda mais rápido, o que é determinante para otimizar as suas vendas. 

Com um processo de vendas ágil, as chances de o cliente concluir a compra são cada vez maiores. Em experiências de compra que o usuário é levado para outro site e precisa fazer login em 1001 páginas, as chances de a compra não ser concluída são bem grandes.  

O gateway de pagamento elimina etapas durante o processo de compras dentro de uma loja virtual. O momento do checkout é extremamente importante e o gateway faz com que a verificação de dados e conclusão do pagamento seja ainda mais rápida.

Aumento da Taxa de Conversão

Nesse ponto, o gateway de pagamento é extremamente importante e pode ser determinante para aumentar a taxa de conversão. Tendo em vista que o gateway de pagamento conecta o E-commerce diretamente com o serviço financeiro, não será mais necessário redirecionar o cliente para outras páginas. 

Sendo muito mais objetivo, gateway de pagamento também se destaca por ser extremamente adaptável. É possível utilizar a plataforma de pagamento em processos de checkout diversos, agregando rotinas de pagamento para a sua loja virtual variadas, fazendo com que o cliente tenha mais mais opções de como pagar as suas compras.

Facilidades com integrações

Diferente dos intermediadores de pagamento, os gateways são muito mais adaptáveis e podem ser integrados com ferramentas e processos de compras das mais diferentes lojas virtuais e segmentos.

Os gateways mais confiáveis no mercado apresentam integrações já com serviços bancários e também com serviços de segurança completamente eficientes. Dessa forma, os lojistas dificilmente caem em fraudes e os clientes podem ficar tranquilos, afinal as suas informações, como dados do cartão de crédito, estão completamente seguras. 

Devido a sua extrema versatilidade, o gateway de pagamento pode ser integrado com outros serviços, como ferramentas de Análise de risco.

Conheça o Magapay, o gateway de pagamento do Magazord

Chegou a hora de conhecer o Magapay, a plataforma de pagamentos do Magazord. Conheça as principais características presentes no gateway de pagamento e as vantagens de utilizá-lo.

O Magapay

Desenvolvido com a tecnologia do Magazord, o Magapay é o gateway de pagamento que se adapta facilmente no tanto comércio online quanto no comércio físico. 

O Magapay é altamente indicado para o E-commerce. A ferramenta é desenvolvida pelo Magazord, ou seja, todas as funcionalidades presentes na plataforma de pagamento são feitas sob medida para se adequar completamente às vendas feitas pela Internet.

Magapay

O gateway de pagamentos apresenta mais de 250 clientes, entre o comércio online e físico, sendo uma poderosa ferramenta para otimizar as suas vendas online, trazendo segurança durante as transações tanto para o lojista quanto para o cliente. 

Falando em segurança, o Magapay apresenta parceria com as maiores empresas de Análise de Risco, como a Konduto, ClearSale e várias outras. A plataforma de pagamento está pronta fazer com que as transações online aconteçam da melhor forma possível.

Vantagens em se utilizar o Magapay

Conheça agora algumas das vantagens em se utilizar o Magapay como gateway de pagamento dentro do seu E-commerce. 

  • Proximidade: a equipe do Magapay entende que estar mais próximo dos seus clientes é extremamente importante. As negociações são feitas de forma transparente e sempre pensando para oferecer vantagens para quem adota o Magapay como gateway de pagamento.
  • Burocracia reduzida: um dos principais pesadelos para quem empreende é precisar lidar com a temida burocracia. A adoção dos serviços do Magapay é feita através de processos mais simples, sem burocracias que só atrasam a adoção do serviço. 
  • Agilidade na Integração: o Magapay foi desenvolvido para ser um gateway de pagamento mais fácil de ser integrado à sua loja virtual. E se você possui um E-commerce desenvolvido pelo Magazord, integração entre o seu E-commerce e a plataforma de pagamento fica ainda mais fácil. Aliando a tecnologia do Magazord tanto na criação do seu site quanto no método de pagamento do seu E-commerce, em que as possibilidades de vender mais e com maior segurança são maximizadas. 
  • Sem anuidades ou taxas extras: o Magapay se destaca por trabalhar diferente dos demais gateways de pagamento. Não é necessário pagar por taxas de fidelidade, por exemplo. O lojista apenas paga conforme o volume de compras, que são feita na sua loja virtual. 
  • Sem vínculos com bancos: outra vantagem em utilizar os serviços dos Magapay é o fato direto o gateway de pagamento não apresenta vínculos com bancos. Não é preciso depender de taxas de outras instituições financeiras. 
  • Fácil recebimento: receber o valor das suas compras é extremamente fácil. Você poderá receber o valor de suas vendas em qualquer instituição financeira. Além disso, o lojista já recebe o valor das vendas 24 horas após a realização da compra.

Conclusão

O gateway de pagamento é uma ferramenta fundamental para que as vendas da sua loja virtual aconteçam de uma completamente aprimorada e com maior segurança. 

Esses serviços são essenciais para otimizar a infraestrutura do seu site. Utilizar esses serviços é essencial para quem deseja ter uma operação de comércio online com um um grande volume de compra e que apresenta maior estabilidade na parte financeira.

Você já conhecia o conceitos relacionados ao gateway de pagamento? Já utilizou algum? Diga nos comentários!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *