fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

SEO

Link building: o que é e como fazer na sua loja virtual

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
23/03/2020
Comentários
0 comentários

O link building é uma poderosa estratégia de SEO, que visa otimizar e aumentar o tráfego do seu site. 

Ao construir uma verdadeira rede de links, tanto externos quanto internos, você estará mostrando ao Google que o seu site é uma referência no seu mercado. Dessa forma, suas páginas cada vez mais estarão nas primeiras posições do site de pesquisa. 

Você sabia que os mecanismos de busca do Google dão muita importância para o links? Por conta disso, o link building é considerado um dos pilares do SEO e é essencial para otimizar o tráfego do seu site. 

Por conta disso, não adianta você apenas criar um site com layout responsivo ou criar conteúdo relevante. Também é de suma importância aliar essas estratégias junto com o link building. 

Um poderosa rede de links faz toda a diferença para melhorar o seu site e fazer com que ele fique o mais otimizado possível para os mecanismos de busca do Google.

Devido a sua enorme importância, decidimos criar esse artigo, destacando o quão essencial é o link building dentro do marketing digital. E como ele pode ser fundamental para que seu site apareça cada vez mais nas primeiras posições do Google. 

Caso você fique com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão sobre o link building, não deixe de comentar, logo abaixo na página!

Afinal, o que é o tão falado link building?

Dentro do SEO, o link building é uma das estratégias mais importantes e essenciais para levar seu blog, site ou E-commerce para as primeiras posições do Google. 

O link building nada mais é do que a construção de uma rede de links, que visam aumentar o tráfego de uma página e também fortalecer o seu site perante os mecanismos de busca.

Vale lembrar que esses links podem ser tanto externos quanto internos. Embora, a grande maioria encare o link building apenas como os links externos. 

Link Building

O links externos também são chamados de backlinks. Os backlinks estão presentes em outros sites, que apontam para o seu domínio. Por isso, quanto mais backlinks você apresentar, mais o Google irá encarar que você é uma autoridade em um determinado assunto

Esse links tem como papel principal, indicar ao Google a popularidade e a autoridade do seu site. Afinal, outros sites estão apontando que você é referência em alguma área. 

Por conta disso, é extremamente importante que os sites que apontam para o seu domínio, também sejam sites relevantes. Dessa forma, os mecanismos de busca do Google passarão a entender que o seu site é confiável e referência na área de atuação. 

Entretanto, também vale destacar que o link building também se refere aos links internos do seu site. São os links do seu próprio site que são incluídos nas suas páginas. Além disso, você pode usar links externos nas suas páginas. 

Vamos supor que você tenha um blog e você fale sobre um determinado assunto com base em um estudo. Você pode linkar uma página de outro site para o seu blog, complementando assim informações da sua matéria. 

É extremamente importante pensar na experiência do usuário, durante a linkagem interna. Em hipótese alguma você deve forçar a barra com links fora do contexto.

Vale a pena usar link building?

De antemão já podemos lhe responder: sim, é extremamente importante trabalhar com link building! 

Trabalhar para a construção de uma rede de links sólida é importantíssimo para melhorar a autoridade do site. 

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para que você crie uma rede de links forte para o seu site, entretanto, vamos falar delas mais para frente. 

O link building e o SEO off page

Muitas pessoas tendem a falar que o SEO off page e link building são exatamente a mesma coisa. Mas esta é uma afirmação equivocada e vamos explicar agora o porquê. 

O SEO off page é relacionado a todos os aspectos de otimização que estão fora da sua página, como os links externos e páginas em redes sociais. Por sua vez, o link building é ligado diretamente à construção dos links do seu domínio. 

Nesse caso, o link building é apenas uma parte do que o SEO off page representa. Para uma estratégia de link building completamente eficiente, o mais indicado é que você tenha estratégias de SEO on page e off page bem definidas. 

SEO off page

Ou seja, além de buscar que outros sites linkem para as suas páginas, também é extremamente importante fazer a linkagem interna das suas páginas.

No caso de um blog, por exemplo, o usuário será convidado a explorar mais conteúdos produzidos por você com matérias que apresentam links de outras páginas do seu blog.

Em um E-commerce, você estará mostrando mais produtos ao cliente, aumentando as chances de ele talvez comprar mais de um produto. 

O link building é uma estratégia de marketing digital é uma estratégia vasta e cheia de particularidades. Inclusive, é extremamente importante entender alguns cuidados que se deve ter com o link building, que é o que vamos ver agora.

Quais os cuidados que se deve ter ao trabalhar com link building?

Colocar uma estratégia de link building em prática requer alguns cuidados e também dedicação. Assim, num médio e longo prazo, você colherá ótimos frutos provenientes da sua rede de links bem estruturada. 

É importante saber que nem todos os seus links são iguais e que basta linkar para o seu site que a estratégia já mostrará resultados. Esses diferentes de links são avaliados pelos motores de busca, o que é determinante para aumentar o tráfego do seu site ou trazer punições a ele. 

Alguns links podem trazer resultados mais rápidos. Já outros, oriundos de sites sem autoridade alguma, podem até mesmo serem nocivos ao seu domínio. 

Portanto, durante o desenvolvimento do link building do seu E-commerce, será necessário estar atento aos sites que podem ser mais relevantes e consequentemente, trazer resultado mais positivos na estratégia.

É necessário estar atento quais são os links bons. Não adianta de nada você ter centenas de backlinks se estes não virem de sites com algum grau de importância. Ou seja, é necessário estar mais atento para a qualidade do que quantidade. 

Também é necessário estar atento a outras questões, como a qualidade da página linkada, o texto âncora (texto visível que leva ao link), idade do domínio e posições do link.

Por que os links são tão importantes?

Desde quando a Internet surgiu da forma como a conhecemos, os links passaram a ser algo extremamente importante. Pode-se afirmar que a rede mundial de computadores é um emaranhado de grandes links. E sites como o Google, tentam facilitar a organização desses conteúdos. 

Os links são os responsáveis pela interligação dos conteúdos presentes na Web, como textos, imagens e vídeos. Dessa forma, os mecanismos de busca são baseados nas estruturas desses links, para assim rastrear e classificar os conteúdos mais importantes. 

Inicialmente, os mecanismos de pesquisa trabalhavam com a indexação de sites e páginas através da ordem alfabética ou por categorias, como esportes, cultura e notícias. Vale lembrar que os sites precisavam se cadastrar para aparecer no índice. 

Links Importância

Quanto maior foi ficando a quantidade de sites, mais difícil esse método de indexação se tornava. Por isso, os sites de busca (como o Google) precisaram aprimorar os seus algoritmos, para assim oferecer conteúdos mais relevantes quando o usuário realiza uma pesquisa. 

Um dos criadores do Google, Larry Page, desenvolveu o chamado PageRank. Quanto maior o número de link que apontavam para uma determinada página, melhor essa página se encontrava na pesquisa do Google. 

Entretanto, profissionais da área de SEO e marketing digital começaram a driblar esse mecanismo. Eram até mesmo criados sites apenas para conter links e assim proporcionar a subida no ranking de pesquisa. 

Isso obrigou a mudança do algoritmo do Google, para que práticas como essa passassem a ser desencorajadas. 

Com essas mudanças, o Google dá maior importância para o links oriundos de site de maior confiança. São analisados vários quesitos, como tempo que o domínio está no ar, por exemplo. 

Portanto, ao ter backlinks de sites confiáveis e ganhos de forma orgânica, o Google compreenderá que o seu site mereceu aqueles links por ser autoridade no assunto.


Você pode se interessar também >>> Estratégias para montar sua loja virtual

Tipos de links: bons e ruins

Como já mencionamos anteriormente, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade em uma estratégia de link building. O Google cada vez mais passa a penalizar sites que utilizam uma grande quantidade e links de baixa qualidade ou que fazem spam. 

Sabendo disso, agora vamos apresentar quais os links que você deve utilizar e quais os links que você deve evitar no seu site.

O links “naturais”

Esse tipo de link é o mais almejado pelos profissionais de SEO. Essencialmente, pode-se dizer que os links naturais são aqueles que você nem precisa pedir para ganhar.

Entretanto, você precisa dar motivos para que as pessoas linkem para as suas páginas. Ou você precisa ter algum diferencial de preço, caso você tenha uma loja virtual. Ou você ainda precisa oferecer um conteúdo de qualidade, caso você tenha um blog. 

É necessário oferecer algum diferencial para que as pessoas comecem a mostrar suas páginas como referência em um determinado assunto.

Avaliação Link Building

Construção de um manual de divulgação

Provavelmente este é o mais comum dos links obtidos em uma estratégia de link building. Principalmente se você está apenas começando ou se a sua empresa ainda é muito pequena. 

Nessa estratégia, você entrará em contato manualmente com os proprietários de outros sites, pedindo para que eles vinculem um link para a sua loja virtual.

Novamente, será necessário dar a eles um motivo para ganhar esses links. Uma das principais práticas é a troca de links, em que você também precisará direcionar um link para algum outro blog. 

O ideal é fazer o contato com sites que tenham alguma semelhança com o seu setor. Isso torna a troca de links mais natural e o Google também dará maior preferência para quem adotar esse tipo de estratégia.

Redes de links não-relevantes

Anteriormente, as estratégias de link building visavam apenas que o site tivesse a maior quantidade de backlinks possível. 

Com o passar do tempo e com as inúmeras atualizações no algoritmo do Google, essa técnica caiu em desuso. E caso seja usada, ainda pode acarretar em punições para o seu site. 

Esses links são são fornecidos de maneira editorial, em que apenas são criados backlinks para gerarem quantidades. No passado, esses links fracos eram até utilizados em estratégias de SEO. Entretanto, eles foram deixados cada vez mais de lado e até mesmo, a sua utilização passou a ser completamente evitada. 

Você sempre deve evitar burlar as regras do Google. Embora seu site continue no ar, ele perderá cada vez mais relevância e assim, ficar de fora das primeiras posições das pesquisas feitas pelos usuários.

Como o Google faz a avaliação dos links?

O algoritmo do Google vem sendo cada vez mais aprimorado, para identificar quais são os links que realmente são relevantes e aqueles que apenas servem para criar números e não agregam autoridade ao seu site.

Agora, vamos identificar quais são as principais formas que o Google utiliza para rankear um site. Esteja atento e utilize essas informações para otimizar ainda mais a sua estratégia de link building.

Número de links

O número de links foi o primeiro critério adotado pelo Google, na hora de classificar na hora de classificar a redes de links como relevante. Mas como já mencionamos, as atualizações do Google fizerem esse tipo de critério cair em desuso. 

A quantidade links mostrava que a sua página apresentava uma certa popularidade. Para o Google, isso significa que sua página tinha alguma autoridade, portanto, ganhava posições quando alguma pesquisa era feita. 

O critério da quantidade de links ainda é utilizado atualmente, entretanto, ele não pode vir desacompanhado. É necessário que os backlinks venham de sites confiáveis e que tenham alguma relevância. 

Se o Google identificar que você utiliza muitos links, mas esses são provenientes de sites não muito confiáveis, é provável até mesmo que o seu site sofra punições por conta disso

Contexto do link

Um dos fatores mais observados para o Google atestar que um link é relevante ou não, é observando qual o contexto em que o link se encontra. 

Em primeiro lugar, o site de busca é totalmente capaz de entender que os backlinks de sites da sua área de atuação fazem mais sentido para o seu público e portanto, apresentam mais valor. 

O algoritmo do Google também é capaz de analisar as palavras próximas ao link, chamadas também de co-ocorrência. Essas palavras ajudam o buscador a entender o contexto em que o link se encontra e entender a sua importância. 

Além da palavra-chave, o Google também avalia outros links, que estão próximos. Dessa forma, os mecanismos de busca podem avaliar se a rede de links está dentro do contexto. Além disso, a relevância desses links é observada e caso também sejam links de qualidade, o Google irá avaliá-los como positivos. 

A posição do link também é observada. Se ele estiver no conteúdo principal, provavelmente esse link foi obtido através de uma maneira natural. Por conta disso, esse link passa a ter mais valor, principalmente se ele se encontrar no início do texto.

Texto-âncora

Texto-âncora é como chamamos o texto clicável do link e ele também diz muito sobre a página que é encaminhada. Geralmente, esse texto apresenta uma determinada palavra-chave ou uma breve descrição daquilo que ele irá encontrar na página que o link direciona. 

O Google utiliza essas fatores para ser indexar as páginas e julgar se este link é relevante ou não. A análise do texto-âncora também é feita para os mecanismos de busca verificarem se o usuário está sendo ludibriado ou não. 

Ao utilizar a correspondência exata da palavra-chave no texto-âncora, você estará contribuindo para reforçar a relevância daquele termo. Assim, o Google poderá ver se um determinado link é relevante ou não.

Texto Âncora

Confiabilidade

Como já mencionamos anteriormente, uma das principais evoluções dentro do link building foi a atualização do Google em entender quais links são confiáveis e quais não são. 

O TrustRank, do site de buscas, é responsável por avaliar quais dos links são realmente relevantes e assim, determinar quais sites são confiáveis e quais não são. 

Quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, maior será o resultado positivo da sua estratégia de link building. 

Você deve ter em mente que os sites confiáveis são aqueles que ajudam a construir uma web com conteúdo mais relevante e com conteúdo de qualidade.

Links de outras páginas para o seu site

Como dito anteriormente, no link building, você trabalha tanto com links internos e externos. É de suma importância saber qual desses links trará mais relevância para o seu site. 

Para entender qual deles é o mais importante, é necessário entender qual link o Google mais leva em conta. O site de busca levará em conta o que você fala de si mesmo ou o que outros sites falam sobre o seu domínio?

Obviamente, os links das outras páginas que levam para o seu domínio são os mais importantes. Até por isso que os backlinks são comumente confundidos como a única técnica existente no link building. 

Entretanto, ainda existem outras técnicas de link building. Como a linkagem das suas páginas que levam para outros sites, que vamos descobrir mais detalhes a seguir.

Links do seu site para outras páginas

Além avaliar os backlinks que lavam para o seu site, o Google também analisa os links das suas páginas que levam para outras páginas. 

Se você utilizar links de sites confiáveis, é muito provável que o site ganhe pontos na avaliação do Google. O site de busca avalia se você dá links para sites com autoridade e  que sejam referência na sua área. 

Quanto melhor for as suas referências para outros domínios, melhor o Google entenderá a qualidade da sua rede de links.

Linkagem interna

Quando falamos em link building, geralmente pensamos apenas nos backlinks. Entretanto, ainda é necessário dar atenção para a linkagem interna das sua páginas. 

É verdade que os links internos não tem tanto poder quanto os externos. Mesmo assim, as linkagem interna das suas páginas pode trazer benefícios importantes. 

Os links internos podem definir quais são as suas páginas mais importantes. Além disso, esses links também otimizar a experiência do usuário. Os links internos das suas páginas são convidativos para os usuários passarem a acessar mais páginas do seu site.

Rapidez no ganho de links

Os backlinks foram as primeiras técnicas de SEO que utilizavam o black hat (quando há intenção de ludibriar os mecanismos de busca) para assim, aumentar a autoridade de uma determinada página. 

Muitos sites passaram a desenvolver outros domínios, os chamados link farms. Esses sites era criados apenas para gerar uma quantidade maior de backlinks para um determinado domínio. 

Ainda eram utilizados serviços de compras de links, igualmente desenvolvidos para gerar uma maior quantidade de backlinks para um site. 

Com o passar do tempo e com o aumento das atualizações do algoritmo do Google, essas técnicas foram encaradas como prejudiciais no link building. 

Para monitorar a qualidades dos links ganhos, o Google passou a monitorar a velocidade com que os backlinks são adquiridos. 

A partir do momento que o algoritmo do Google entender que um site está ganhando muitos links externos, provavelmente ele está utilizando técnicas de black hat. Afinal, quando um site ganha links de forma orgânica, isso acontece de forma gradual e não do dia para a noite.

Dofollow e nofollow

Os atributos nofollow e dofollow são extremamente importantes na avaliação de links, feita pelo Google. 

As principais diferenças entre eles são: 

  • Nofollow: os atributos desse tipo de link não permitem que que os robôs dos mecanismos de busca sigam o link e dêem relevância para ele. Assim, somente os usuários orgânicos (humanos), é que acessam o link;
  • Dofollow: são os links, que ao contrário do nofollow, permitem que o Google e outros mecanismos de busca, identifiquem o link e o classifique como bom ou ruim. Vale lembrar que por padrão, todos os links são dofollow.

Se, por exemplo, você quiser citar um site de qualidade duvidosa na sua página, é válido utilizar a tag nofollow. Dessa forma, o seu site não fica vinculado a domínios duvidosos e não perde pontos na sua estratégia de link building.

Nofollow e dofollow

5 técnicas eficientes para fazer link building

Agora que já conhecemos o que é link building e suas principais particularidades, chegou a hora de descobrirmos quais são as melhores técnicas de link building que podem ser utilizadas na sua loja virtual. Vamos lá!

Trabalhe com marketing de conteúdo

Pode-se dizer que o link building tem como um dos seus pilares fundamentais o marketing de conteúdo. Ou seja, antes de sair procurando links de relevância para a sua loja virtual, é extremamente importante oferecer um conteúdo de relevância para os seus visitantes. 

Assim, você terá maior engajamento com os conteúdos que estão presentes no seu site. Caso você tenha informações importantes para compartilhar, naturalmente você passará a ganhar links que apontam para o seu site. 

É extremamente importante o compartilhamento dos conteúdos criados pela sua empresa, para que assim, mais pessoas tenham acesso ao que é criado pela sua loja virtual. 

Esses conteúdos são produzidos especialmente para fazer com que as pessoas os compartilhem, em redes sociais ou até mesmo, no boca a boca. 

Você pode criar conteúdos diversificados, como:

  • posts com listas;
  • infográficos;
  • guias;
  • eBooks;
  • conteúdos interativos;
  • dentre outros.

Independente do formato de conteúdo que você utilizar, não se esqueça: é extremamente importante prezar pela qualidade do conteúdo. Somente assim suas páginas passarão a ter mais links e transmitirem maior autoridade perante os mecanismos de busca do Google.

Marketing de Conteúdo

Parceria para conseguir backlinks

Uma das principais ações durante a elaboração de uma estratégia de link buildings é apostar em parcerias. A criação de backlinks não é algo que depende apenas de você, afinal, outros sites precisam dar links, apontando para o seu domínio. 

Para conseguir os backlinks, a situação mais fácil a partir do momento que você fazer parcerias com outros sites, para assim ganhar links.

Mas na busca de uma parceria sólida fica o questionamento: como conquistar parceiros que podem gerar backlinks favoráveis?

Você deve ter em mente que os melhores parceiros são os sites que transparecem mais confiança e que já estão há um bom tempo no ar. É importante também olhar se o site que você deseja fazer parceria cria um bom conteúdo, afinal, isso é essencial no link building. 

Uma ótima maneira de identificar quais são os melhores parceiros, é através de ferramentas. Dentre as melhores ferramentas, destacamos o Link Explorer, desenvolvido pela Moz. 

A ferramenta tem como objetivo simular os mecanismos de busca do Google, visualizando o poder que esse domínio apresenta. Essa avaliação é feita com base em diversos fatores de rankeamento, que o site de busca provavelmente também utiliza. 

Desta forma, é criado um ranking de pontuação, que vai de 0 a 100 e serve para mostrar quais os sites que melhor podem ser parceiros para oferecer backlinks relevantes. 

Depois de fazer uma pesquisa e encontrar parceiros com grande potencial, você pode fazer uma abordagem para ganhar backlinks desses domínios relevantes. 

O mais indicado é fazer uma abordagem cautelosa e respeitosa. Aproxime-se devagar e tente oferecer a solução de um problema para esse futuro parceiro, por exemplo. 

Demonstre um interesse genuíno em construir uma parceria duradoura e tenha o cuidado em oferecer alguma coisa em troca também, para que assim, a parceria seja vantajosa para ambos os lados.

Co-marketing

A estratégia de co-marketing é extremamente importante e pode ser importante para a criação de uma estratégia de link building realmente efetiva. 

O co-marketing basicamente é quando duas empresas se unem para desenvolver algum material de alto nível, como no caso de um eBook. 

Assim, ambas as empresas podem divulgar esse material e dessa forma, você já ganha um backlink do seu parceiro. 

Guest Post

Dentro de uma estratégia de link building, é extremamente importante utilizar o guest post. Como o próprio nome já indica, o guest posting é quando você publica algum conteúdo em algum outro site. 

Nos primórdios do link building, a estratégia de guest posting foi amplamente utilizada. Devido a sua utilização, o Google passou a identificar essas práticas e passou a identificá-la como spam.

Mesmo com essa vigilância do site de busca, ainda é possível utilizar a estratégia de guest posting. Você pode acessar blogs, começando uma relação com o sites que você deseja fazer guest post no futuro.

Você pode começar seguindo diferentes blogs, fazer comentários e também acompanhar as postagens do seu futuro parceiro de perto. 

Guest Post

A partir daí, você pode se colocar à disposição desse parceiro, mostrando que você pode criar uma matéria para o blog, por exemplo.

É extremamente importante oferecer um conteúdo de alta qualidade, não apenas focando no ganho de links para o seu site. Inclusive, você pode trocar links, em que o seu parceiro também cria um conteúdo e assim, também ganha um backlink.

Rejeite backlinks duvidosos

Além das características que apresentamos para você ganhar links, ainda devemos dar uma dica valiosíssima: você deve rejeitar backlinks duvidosos. 

Isso acontece porque nem todos os backlinks que você recebe são realmente úteis e em alguns casos, pode até mesmo trazer efeitos negativos para o seu site. Lembre-se que é extremamente importante que a sua vizinhança também seja confiável para que o Google encare o seu site como confiável. 

Uma ótima ferramenta para que você identifique os backlinks e saiba quais são bons ou não, é utilizando o Google Search Console. A ferramenta tem uma função específica, que permite a rejeição de backlinks. 

Basta você informar quais são os backlinks que você deseja rejeitar. É comum que demore um pouco para que o Google rejeite esses links, mas em determinado momento, eles não estarão mais associados ao seu domínio.

Conclusão

Ter um site bem posicionado no Google é extremamente importante. Assim, você pode gerar mais tráfego, ter maior visibilidade para a sua marca e consequentemente, gerar mais vendas. 

O link building interfere diretamente na forma como o Google enxerga o seu site. Por isso, é de extrema importância criar uma rede de links composta por sites de autoridade e que são referência em suas respectivas áreas. 

Você já conhecia o que era link building e qual a sua importância?. Conhecia as melhores técnicas para desenvolver uma rede de backlinks confiável? Nos conte suas experiências logo abaixo da página, nos comentários. 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *