fbpx

SEO

Conheça o SEO on page e saiba como ele pode otimizar o seu E-commerce?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
13/02/2020
Comentários
0 comentários

O SEO on page é o principal responsável pela otimização das diversas páginas de um website, para que elas fiquem mais adequadas aos motores de busca. Com esses melhoramentos, o seu site, blog ou E-commerce passa a ganhar mais relevância na pesquisa do Google. 

Trabalhar bem com o SEO page dará mais visibilidade para a sua marca e também agregará valor para que o seu site adquira a tão sonhada autoridade. 

Como já apresentamos em nosso eBook, o SEO (Search Engine Optimization) é uma importante técnica para proporcionar a otimização dos mais variados sites. Dessa forma, os domínios ou páginas específicas são rastreadas mais facilmente pelos sites de busca, dando mais relevância ao domínio. 

Mais do que uma prática rotineira dentro do marketing digital, o SEO se mostra uma prática essencial para se conseguir mais relevância no espaço digital. Com a competitividade cada vez mais acirrada, é mais do que importante entender sobre a otimização de sites e todas as suas nuances. 

O SEO on page é focado principalmente no conjunto de esforços que devem ser aplicados justamente para melhorar o rendimento das páginas do seu site. Assim os mecanismos de busca entenderão que aquelas determinadas páginas apresentam os melhores resultados para a pesquisa dos usuário. 

Trabalhando com o SEO on page de forma otimizada, o seu site não passará despercebido perante seu público-alvo. 

Conheça agora mais sobre o SEO on page e como ele pode ser útil na sua loja virtual. Boa leitura!

O que é exatamente SEO on page?

Ao olhar o título do nosso artigo você deve ter se perguntado: “Afinal, o que é SEO on page?”. Para elaborar nosso artigo, vamos responder a essa simples questão. 

O SEO on page basicamente é uma ramificação do SEO, que também é uma ramificação do SEM (Search Engine Marketing). O SEM é composto tanto por estratégias pagas quanto buscas orgânicas para se adquirir relevância no ambiente online.

Os sites de busca apresentam bots que são responsáveis por verificar páginas da web, categorizando quais são as páginas mais relevantes quando o usuário digita algum termo no Google ou em algum outro site de busca. 

SEO On Page

Os motores dos sites de busca avaliam toda a estrutura do site, a partir do seu código. São analisados conteúdos em texto, imagens, uso de keywords e vários outros aspectos.

Tudo o que é avaliado dentro do site é voltado para proporcionar a melhor experiência do usuário, garantindo que ele encontre um conteúdo de qualidade ao fazer as suas pesquisas. 

O SEO on page é justamente responsável por garantir a otimização das páginas da web, para que elas estejam, adequadas às pesquisas dos usuários.

Assim, os motores de busca encaram que tal conteúdo é relevante, colocando essas mesmas páginas nas primeiras posições quando a pesquisa é realizada. 

É necessário estar sempre atento que determinadas partes da estrutura do seu site ou blog merecem uma atenção especial. URLs, conteúdos, títulos, imagens e vários outros aspectos englobam o campo do SEO on page e são extremamente importantes para colocar suas páginas nas primeiras posições do Google. 

Para que todos esses aspectos estejam aprimorados dentro do seu site, é necessário apostar em uma estratégia eficiente no SEO on page. Mais do que técnica, o SEO on page esté completamente relacionado a deixar o seu site amigável para os usuários.

SEO on page x SEO off page

No SEO existem duas vertentes extremamente importantes, que no final se complementam: o on page e o off page. Em comum, essas duas estratégias têm como objetivo fazer com que você garanta mais tráfego para o seu site, sem a necessidade de investir em campanhas patrocinadas. 

Entretanto, como o próprio nome já indica, o SEO on page é o conjunto de técnicas que está relacionado diretamente ao que está presente na página. As otimizações do SEO on page estão intrinsecamente ligadas ao que está visível na página. 

O SEO off page está ligado diretamente com os elementos que se encontram fora da página. 


Você pode se interessar também >>> Estratégias para montar sua loja virtual

No off page, as técnicas de SEO são bem diversas, como o link building, parcerias ou promoções divulgadas em outros sites e campanhas nas redes sociais. 

É muito simples entender as diferenças entre o SEO on page e o off page. A regra é bem simples: no on page está tudo aquilo que é relacionado ao que dentro das páginas do seu site e no off page estão todos os elementos e esforços para divulgar suas páginas externamente e conseguir uma boa reputação online.

Qual a importância do SEO on page?

Agora que você já conhece essencialmente o que é o SEO on page e as suas diferenças para o off page, chegou a hora de nos aprofundarmos um pouco mais na importância do SEO on page em si. 

Esse tipo de estratégia é essencial no Marketing Digital e caso você não a utilize, os riscos de ficar invisível no meio online são enormes. 

Sem visibilidade, seus clientes não conseguem achar sua marca e comprar os seus produtos, comprometendo assim o rendimento da sua loja virtual. 

Caso você opte por uma estratégia de marketing mais barata, o SEO on page é ainda mais importante. Isso porque o foco dessa estratégia está voltado essencialmente no crescimento do tráfego orgânico.

Importância SEO On Page

Você não precisará comprar palavras-chave no Google Ads e nem precisa gastar com impulsionamento de anúncios em redes sociais. O SEO on page é focado em aumentar a autoridade das suas páginas e gerar mais tráfego orgânico

As campanhas pagas apresentam resultados rápidos. Mas após o término da campanha, o tráfego cai drasticamente. Isso porque os seus links não estão sendo mais impulsionados. 

Já a estratégia de SEO trabalha de modo diferente, em que os resultados demoram um pouco mais a aparecer, entretanto, os benefícios são muito mais duradouros. 

Entretanto, é necessário fazer um trabalho constante, já que os resultados do SEO on page não aparecem do dia para a noite. 

Uma das principais vantagens em usar os benefícios do SEO é o fato de que ele utiliza utiliza apenas elementos que estão ao seu alcance e que demandam apenas os seus esforços.

O SEO on page na prática

Como já explicamos anteriormente, o SEO on page está relacionado diretamente aos elementos que estão presente nas páginas do seu site. 

Todos esses elementos merecem uma atenção especial, afinal, eles resultam na melhor experiência do usuário. Otimizar esses elementos resultará na melhor experiência do usuário ao acessar o seu site, o deixando amigável para todos que acessarem ele.

O SEO on page trabalha com a otimização dos conteúdos presentes em seu site, imagens, vídeos, URLs. Vamos mostrar agora de forma prática como trabalhar com o SEO on page.

Criação de conteúdo para gerar um maior tráfego de busca

Vários estudos já indicaram que o consumidor prefere acessar seu site através dos conteúdos das páginas, em vez de anúncios. Principalmente em domínios que apresentam anúncios em excesso. 

Pode-se afirmar que o anúncio é um dos principais elementos dentro do seu site, portanto, merece toda a atenção. Para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo de alto nível é necessário mais do que um simples “conteúdo.”

É necessário publicar um conteúdo que irá impulsionar o tráfego do seu site. Em sua grande maioria, as páginas que mais geram tráfego são aquelas escritas com o máximo de informações possíveis. 

Conteúdos detalhados também dão a chance para que você utilize mais palavras-chave ao longo do conteúdo. Entretanto, o ideal não é encarar o conteúdo apenas como uma oportunidade de você jogar um punhado de keywords no seu texto. 

Criação de Conteúdo

Atualmente, os clientes estão cada vez mais familiarizados com todo o ambiente digital. Dessa forma, é sempre bom estar disposto a aprender e estar familiarizado com os seus gostos. 

Se você oferece aquilo que o cliente está procurando e consegue transparecer isso de forma clara, então certamente você está um passo à frente da concorrência. E mesmo não sabendo, também está fazendo um trabalho de SEO on page no seu site. 

Vale a pena também fazer um bom uso de imagens, para assim enriquecer seu conteúdo. Além disso, a utilização de imagens ainda maximiza as possibilidades de pesquisa.

Pois além do rastreamento por conteúdo, a sua página pode ser achada através de uma pesquisa no Google Imagens, por exemplo.


Você pode se interessar também >>> Conheça o Glossário do E-commerce

Palavras-chave

No tópico anterior falamos qual a importância do conteúdo no SEO on page. Agora chegou a hora de ser um pouco mais específico em relação às palavras-chave, as grandes estrelas dentro do SEO. 

Depois de definir qual é a sua palavra-chave principal, é a hora de posicioná-la de forma estratégica no seu conteúdo. Sempre é importante colocar a palavra-chave no título principal do seu texto, de preferência no início. 

Além de utilizar as palavra-chave de forma estratégica, vale a pena apostar nas chamadas LSI (Latent Semantic Indexing), que são os termos que apresentam o mesmo significado da palavra-chave e estão completamente relacionadas ao assunto principal. 

Utilizar uma variedade em palavras-chave é uma decisão acertada. Isso evita que você utilize um volume excessivo de keywords dentro do seu site e comprometa a qualidade do seu conteúdo. 

Palavras-Chave

Quando há um uso excessivo das palavras-chave, os motores de busca podem encarar isso de forma negativa. O Google passa a penalizar a sua página e colocá-las em posições cada vez mais inferiores. 

No uso das palavras-chave é importante priorizar a experiência do usuário, se atentando a técnicas de copywriting, por exemplo. Desta forma, o seu público passa a interagir melhor com suas páginas, otimizando a leitura do conteúdo como um todo. 

Também é importante colocar a palavra-chave logo no início do seu texto. A preferência é encaixá-la no primeiro ou no máximo, segundo parágrafo do seu texto. 

Uma dica valiosa na construção do um ótimo SEO on page para o seu site, é criar um conteúdo de forma orgânica.

Todas as técnicas ou táticas que apresentamos no modelo são importante, entretanto, a experiência do seu cliente vem em primeiro lugar.

Tag Title

Utilizada no topo da página, a Tag Title é um auxílio para mecanismos de busca, para exibir nos resultados um título que representa o conteúdo da sua página. 

Este é um dos elementos mais importantes do SEO on page, em que o título da página tem um grande peso na estratégia de SEO no seu site. Com um bom trabalho de títulos, a taxa de cliques e entrada no seu site pode aumentar de forma considerável. 

A Tag Title é na verdade uma marcação HTML, que está visível apenas no código, que é exibido na página de resultados do Google, como nesse exemplo:

Exemplo Tag Title

Em média, são exibidos 65 caracteres, ou seja, o número é bem limitado. A melhor opção é fazer com que você opte por 55 caracteres. Assim, o seu título é exibido por completo tanto em desktop, quanto no mobile. 

É extremamente importante utilizar palavras-chave na Tag Title e suas variações, mas de uma forma natural. Se você forçar a keyword para estar presente no título, esse processo claramente não fica natural e pode afastar seus leitores. 

Conheça agora algumas dicas para otimizar as Tags Titles das suas páginas:

  • É importante utilizar a palavra-chave principal, próxima ao lado esquerdo, de preferência. Isso ajudará o leitor a entender melhor e relacionar seu resultado com o termo buscado; 
  • Criar um título de acordo com o conteúdo da página;
  • Não repetir o título entre as suas páginas;
  • Sempre é interessante apostar na persuasão com Calls-to-action, como: “comece hoje”, “melhor”, “Baixe Agora”, “saiba mais”. Dessa forma, é possível atrair a atenção do usuário de forma otimizada;

Heading Tags

As head tags são os títulos e subtítulos das páginas e são organizados de forma hierárquica, servindo também para organizar seu conteúdo. 

Esses títulos vão desde o H1 até o H6, da maior até menor importância, respectivamente. Essas tags especiais servem para organizar o conteúdo perante o googlebot, hierarquizando os graus de importância de cada tópico. 

O H1 é reservado especialmente ao título da página e é recomendado utilizá-lo somente uma uma vez. Mesmo não sendo uma regra absoluta, é recomendado você ter apenas um único título principal no seu texto. 

Tal estratégia, de possuir apenas um único título principal, auxilia semanticamente a página e o código por trás dela. 

Heading Tags On Page

Você pode reservar o H1 para a palavra-chave principal, sendo que este é um espaço nobre no seu texto, que merece uma atenção especial. 

Vamos dar um exemplo prático dos graus de hierarquia das heading tags e como elas ajudam a organizar seu conteúdo:

  • H1: Grande América;
  • H2: América do Sul, América do Norte, América Central;
  • H3: Brasil, Argentina, Cuba, Costa Rica, México, Canadá;
  • H4: Brasília, Buenos Aires, Havana, San José, Cidade do México, Montreal.

As heading tags contribuem de forma significativa no rankeamento da página perante o Google. O site de busca verifica se há palavras-chave presentes nesses títulos, para assim associar às buscas dos usuários. 

Por conta disso, é extremamente importante priorizar a presença das palavras-chave no H1 e H2, que são os dois títulos mais importantes presentes no seu texto.

Meta-description

Assim como a title tag, a meta-description é uma marcação presente no código HTML da página e que fica visível ao usuário na página de resultado de uma determinada pesquisa. 

Pode-se encarar a meta-description como um complemento ao title, em que você elabora os argumentos que levarão o usuário a clicar na página. Ao desenvolver uma meta-description persuasiva, as chances de o usuário clicar na sua página acabam sendo bem maiores. 

O espaço de texto reservado a meta-description comporta cerca de 160 caracteres. Ou seja, há mais espaço do que o title para trabalhar com a ideia central do seu conteúdo e convencer o leitor a clicar no link.

Conheça algumas dicas para você otimizar a meta-description das suas páginas:

  • Aproveite para usar variações da palavra-chave principal;
  • Reforce a mensagem principal do title;
  • No caso do E-commerce, utilize a estratégia dos 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção); 
  • Atraia o público com mensagens Calls-to-Action.

Vale lembrar que o Google pode não apresentar a meta-description da sua página. Caso o site de busca entenda que algum outro conteúdo presente na página pode ser mais relevante ao usuário, o Google passará a exibir outro trecho da sua página no lugar da meta-description definida.

Internal Link Building

Muito se fala na estratégia de link building como algo presente apenas no SEO off page. Entretanto, esse tipo de tarefa pode ser muito utilizado no SEO on page também, ao linkar entre si as páginas internas do seu site. 

Os links internos são grandes facilitadores na descoberta de novas páginas, tanto para quem as está acessando quanto para os robôs dos motores de busca. 

Com a linkagem interna, é incentivado para que o leitor descubra novas páginas do seu site, aprofundando a navegação pelas páginas de produtos, por exemplo. 

Link Building

Caso você tenha um E-commerce, é possível linkar seus produtos em matérias do seu blog, por exemplo. Obviamente, esses links precisam fazer sentido no contexto da sua página. Ao forçar links onde não lhes cabe lugar, a experiência de leitura do usuário é prejudicada. 

O ambiente virtual é composto por um enorme emaranhado de links. Ao fazer a linkagem das páginas, você está apenas levando esse mesmo pensamento para dentro do seu site e também otimizar a navegabilidade do mesmo.

URLs amigáveis

A URL é um dos elementos mais importantes (e sensíveis) dentro do SEO on page. Trabalhar com URLs de fácil leitura e também que possam ser memorizadas mais facilmente pelo usuário ajuda a otimizar a experiência das pessoas que acessam o seu site.

Sendo fatores de rankeamento extremamente importantes, as URLs mostram, tanto ao usuário quanto ao rastreadores dos mecanismos de busca, do que exatamente aquela página se trata. 

Sabendo disso, jamais deixe de utilizar a palavra-chave principal do seu conteúdo na URL. Inclusive, é possível apenas deixar a keyword que já é mais do que suficiente. 

Algumas dicas para desenvolver uma URL amigável e que irá contribuir para o bom rankeamento da sua página:

  • Indique sempre o assunto na página na URL, o que facilita a compreensão tanto do leitor quanto do bot;
  • É imprescindível utilizar a palavra-chave principal na URL;
  • Evitar caracteres especiais (como o ç e acentuação);
  • Seja conciso e evite a criação de URLs muito grandes;
  • Utilize o hífen como o principal separador de palavras presentes na URL.

Caso seja necessário modificar a URL ou ajustá-la para ser mais amigável, é necessário fazer os direcionamentos devidos, para que assim a sua página não fique quebrada e deixe de ser mostrada ao leitor.


Você pode se interessar também >>> O que é um gateway de pagamento

Design responsivo

A responsividade de uma página da web é um fator extremamente importante no rankeamento de um site ou página da web específica. Desde 2015, o Google já utiliza esse critério para avaliar um site e contribuir com o seu rankeamento. 

O design responsivo é o design que apresenta uma boa performance tanto em desktop quanto no mobile. O aumento da importância do design responsivo se deve principalmente pelo fato de que a navegação através do mobile cresceu de forma exponencial, sendo necessário oferecer uma boa experiência para quem acessa sua loja virtual através do celular ou tablet. 

Para verificar o bom desempenho do design responsivo do seu site, é possível usar a ferramenta de teste de uso móvel do Google. A partir do feedback da ferramenta, é possível aprimorar o seu site para que ele esteja adequado ao usuário mobile. 

Design Responsivo

Vale lembrar que o Magazord é um plataforma de E-commerce que desenvolve seus sites com layout responsivo. As lojas virtuais desenvolvidas pelo Magazord já são preparadas desde o começo com base nas principais estratégias de SEO on page.

Velocidade do site

A velocidade de carregamento do site é um fator imprescindível dentro de uma estratégia de SEO on page. O mundo atual está cada vez mais rápido e acelerado, então quando um site apresenta um funcionamento mais lento, muito possivelmente elas abandonarão essa página. 

Para ter noção do quanto o tempo de carregamento de página é importante, 47% dos usuários esperam que o carregamento se complete em menos de 2 segundo. E também 75% dos usuários não revisitaram uma página que demorou cerca de 4 segundos para carregar. 

A velocidade do carregamento de página é ainda mais importante no E-commerce. Muitas lojas virtuais perdem a oportunidade de vender seus produtos a partir do momento que as sua páginas apresentam um carregamento lento. 

Velocidade Website

No Magazord, o seu E-commerce é desenvolvido para ter páginas que carregam rapidamente, para que assim, problemas como o abandono do site passem longe de acontecer. 

Entretanto, existem algumas maneiras para otimizar ainda mais o tempo de carregamento das páginas do seu blog. Como comprimir as imagens, por exemplo. 

Ao salvar as mídias para comporem o conteúdos das suas páginas, será possível salvá-las em uma resolução inferior, mas sem perder na qualidade da imagem. 

Além disso, um bom serviço de hospedagem também é influência direta para melhorar o tempo de carregamento da página.

Com o Magazord, o seu site é hospedados nos servidores da Amazon, trazendo a segurança e a eficiência ideal para que a sua loja virtual ofereça a melhor performance aos seus clientes.

Dicas finais para uma boa estratégia de SEO on page em seu site

Depois de conhecer os princípios do SEO on page, seus principais aspectos e como colocá-la em prática. 

É extremamente importante incorporar essas técnicas de otimização no seu site, E-commerce ou blog. Para trabalhar com essas estratégias é ideal acompanhar de perto as publicações das suas páginas e otimizando elas para estarem adaptadas aos mecanismos de busca. 

Existem diversas ferramentas de SEO que auxiliam diretamente na identificação de oportunidades em SEO on page. Neste artigo você poderá conhecer algumas das principais ferramentas disponíveis atualmente. 

Reforçamos mais uma vez que os investimentos relacionados à SEO são a longo prazo. Ou seja, é importante não desanimar nos primeiros momentos, pois os resultados virão com o tempo, caso você esteja criando as estratégias certas. 

Você já conhecia o que era o SEO on page? Quais foram os resultados? Qualquer dúvida ou sugestão, deixe-as nos comentários.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *