x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Logística

8 dicas para evitar furos de estoque no seu E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
19/09/2019
Comentários
0 comentários

O estoque de um E-commerce é um dos pontos mais delicados na operação de vendas online e é necessário ter o pleno controle sobre essa área. Se você não conseguir mensurar e controlar plenamente as suas mercadorias, há o risco de acontecer os temidos furos no estoque.

O furo de estoque nada mais é quando as quantidades reais de uma mercadoria não corresponde ao número que foi registrado no sistema. Este pode ser um problema bem sério para quem possui um E-commerce.

Agende uma conversa Magazord

Isso porque o furo de estoque faz com que um produto comprado no seu site não seja entregue. A não entrega acaba resultando no abalo da reputação do E-commerce, o que acima de tudo pode diminuir o fluxo das suas vendas.

Para ajudar com esse problema tão sério, vamos lhe apresentar algumas dicas de como evitar os furos de estoque na sua loja virtual e, para acima de tudo, deixar o controle de mercadorias do seu E-commerce eficiente e otimizado. Confira agora algumas das melhores técnicas de como evitar furos de estoque no seu E-commerce.

Como evitar furos de estoque no seu E-commerce

Conhecer bem o seu estoque é a melhor maneira de evitar furos nas mercadorias e portanto, fazer com os clientes sempre recebam os produtos que compraram na sua loja virtual.

É preciso lembrar-se que o sucesso do seu negócio depende da eficiência de uma série de fatores. E um dos fatores mais importantes é ter o pleno controle do seu estoque, sabendo quais mercadorias estão disponíveis dele. Vamos às dicas!

1. Registre absolutamente tudo

Parece algo básico, mas registrar tudo o que entra e sai do seu estoque é determinante para que você tenha um controle melhor sobre as mercadorias, evitando assim que furos lhe causem problemas imediatos ou futuros.

Mas lembre-se, é necessário utilizar as ferramentas certas para registrar as mercadorias que entram ou saem do seu estoque.

Inspeção estoque

Simples planilhas não são recomendadas para o controle de mercadorias. Tanto a planilha de papel quanto a planilha eletrônica não conseguem controlar plenamente o fluxo de mercadorias, principalmente se você possui um estoque muito grande.

Atualmente existem muitos sistemas informatizados que foram desenvolvidos especialmente para o controle de estoque e são a melhor maneira para o gerenciamento das suas mercadorias.

Nesses sistemas especiais, você encontra ferramentas diversas que controlam o estoque de forma otimizada. Você controla melhor o seu estoque com relatórios, sistemas de projeção de demanda e outras ferramentas.

A exibição de informações sobre os itens disponíveis e a avaliação completa sobre o estoque são alguns dos dados que ajudam no controle das mercadorias.

O controle do estoque é muito mais do que simples tarefas burocráticas, sendo na verdade muito mais planejamento do que apenas a conferência de itens.

Para facilitar que todos os registros de entrada e saída de mercadorias sejam realmente apontados no sistema, é necessário que você e sua equipe estejam inteirados com a ferramenta que está sendo utilizada.

Aposte em ferramentas de boa usabilidade e também em treinamento para a sua equipe. Essa é uma ótima forma de saber exatamente tudo o que a ferramenta consegue fazer. Além disso, a sua equipe trabalhará com mais eficiência em processos extremamente importantes, como é o controle de estoque.


Você pode se interessar também  👉  Conheça o que é gateway de pagamento

2. Conheça modelos de gestão diferenciados

Como o empreendedorismo é um dos assuntos mais debatidos atualmente, é natural que diferentes modelos de gestão sejam desenvolvidos para atender diferentes ramos de negócios.

Com isso, surgem diferentes práticas para negócios, inclusive, diferentes métodos para a gestão eficiente do estoque.

Gestão Evitar Furo de Estoque

Para você que busca encontrar meios eficientes de como evitar furos de estoque no seu E-commerce, é bem interessante conhecer diferentes métodos para a gestão das suas mercadorias.

Assim, fica muito mais fácil encontrar um modelo de gestão que melhor combina com a sua loja virtual.

Existem diferentes metodologias de modelos para controle de estoque e pesquisar melhor sobre esses diferentes métodos é a melhor forma para que você descubra qual é a ferramenta ideal para ser utilizada no seu E-commerce.

Ao ter a ferramenta ideal, controlar o estoque do seu E-commerce será mais fácil, evitando problemas de logística na sua loja virtual.

3. Trabalhe com estoque reduzido

Um estoque pequeno é muito mais fácil de ser controlado do que um estoque extremamente grande. Quantidades menores de mercadoria garantem ao empreendedor saber exatamente o valor total dos produtos que se encontram disponíveis.

Esse tipo de método mais “enxuto” surgiu com base no Toyotismo, em que há o chamado método puxado, adotado por incontáveis empresas.

Conforme é utilizado, esse sistema "puxa" os produtos pela demanda e não são empurrados ao consumidor de qualquer jeito.

Estoque Reduzido

Utilizando esse método, o setor produtivo requisita apenas a compra de uma matéria-prima quando for necessário ou fizer sentido.

Essa demanda pode ser antecipada pelos setores de marketing, evitando assim que o cliente compre o produto e corra o risco de não recebê-lo.

Outra forma de controlar melhor seu estoque é utilizar os serviços do Magazord para criar seu E-commerce. Será possível utilizar serviços como a Projeção, para facilitar seu trabalho.

A plataforma trabalha com mecanismos e dados para projetar sua demanda futura e evitar que você fique sem um determinado produto importante.

Ao adotar esses serviços, o seu E-commerce trabalhará com estoques menores, fáceis de serem geridos.

Com uma quantidade menor de produtos a serem inspecionados, o controle do estoque fica mais fácil e também será preciso um espaço físico menor para guardar as suas mercadorias.

Os custos de armazenamento também são reduzidos e você consegue diminuir gastos, como o aluguel de espaços físicos.

Sistema Projeção de Estoque

Em determinados momentos, talvez você terá que lidar com estoques maiores, se preparando por algo sazonal, como determinadas épocas do ano em que as vendas aumentam.

Mas num geral, a ideia é de que o seu estoque seja o mais enxuto possível. Isso também acaba facilitando o controle de tudo o que está disponível no estoque do seu e-commerce, desde à matéria-prima até o produto final.

Se você optar por manter o seu estoque sempre enxuto, é interessante manter uma boa relação com fornecedores.

Assim, você terá acesso aos produtos com mais facilidade e também será mais fácil adquirir um determinado item em situações excepcionais.

4. Inspeção para evitar furos de estoque

Mesmo cuidando exaustivamente do seu estoque, ainda poderá acontecer algum furo de estoque. Para evitar ao máximo que isso não aconteça, vale a pena realizar a inspeção periódica do estoque.

Num momento de distração, um determinado produto pode entrar sem ser devidamente cadastrado no sistema e esquecido no estoque.

Além do mais, é possível que uma matéria-prima perecível tenha sido acomodada de forma incorreta e pode vencer antes do tempo estipulado.

Situações como essa podem trazer baixas no seu estoque, consequentemente, evitando que um determinado produto seja enviado. Com isso, ocorrem problemas do cliente com a compra e assim a reputação do seu E-commerce pode ficar abalada.

Para evitar que isso aconteça, é recomendado que você realize periodicamente inspeções no seu estoque, assim o controle do que está disponível fica muito mais fácil de ser feito.


Você pode se interessar também  👉  O que é SEO?

Uma rotina de inspeções periódicas é uma escolha acertada para evitar que mercadorias fiquem fora do seu controle no sistema.

As inspeções periódicas também são métodos eficientes para evitar furos no estoque no seu E-commerce, já que com mais controle sobre os itens que se encontram disponíveis, fica muito mais fácil saber o que você pode ou não pode vender. 

Inspeção Gerenciamento de Estoque

Uma boa dica para as suas inspeções de estoque é estabelecer uma rotina e um método que permitem o melhor controle dessas mercadorias.

Essas rotinas acabam facilitando para que você encontre os melhores métodos que se encaixam às necessidades do seu E-commerce.

Mais do que corrigir os erros no estoque, você pode utilizar as inspeções periódicas para identificar erros que estão causando os problemas com suas mercadorias, aprimorando os processos da sua empresa para que esses mesmo erros não voltem a acontecer.

5. Manter padrões é importante

Saber o que se encontra disponível no seu estoque é algo extremamente importante e um dos melhores métodos para ter esse conhecimento é criar padrões sobre as descrições de cada item que se encontra disponível.

Isso também acaba facilitando o gerenciamento de informações no seus sistema de controle de mercadorias.

A melhor maneira de trabalhar nesse campo é utilizar fichas de controle com informações precisas e objetivas.

Trabalhando desse jeito mais esclarecedor, fica mais fácil identificar os itens que se encontram disponíveis entre as suas mercadorias. 

Padrão Estoque Mercadorias

Ter uma ficha de controle é essencial para que você saiba exatamente quais produtos estão disponíveis e o que ele são na verdade, sem que seja necessário ir até o seu estoque inspecionar o produto “ao vivo”.

Na ficha de controle estarão disponíveis informações importantes, como a data de entrada ou de saída do produto, bem como todas as movimentações do produto dentro da empresa.

Obviamente, todo o registro desses produtos ocorrerá em um sistema automatizado, facilitando assim as a pesquisa e o acesso de informações.

Se você possui várias produto em um único estoque, vale a pena detalhar bem cada item, criando assim um padrão que simplificará o controle das suas mercadorias.

6. Um bom espaço físico

Mesmo a sua loja sendo virtual, o seu estoque de mercadorias se encontrará em um espaço físico. Ter um bom lugar para o armazenamento de mercadorias também é uma ótima opção para que suas mercadorias não se percam e ocasionar o temido furo de estoque.

O ambiente do estoque físico bem organizado permite que você ache as mercadorias facilmente. De nada adianta ter todos esses produtos cadastrados se você não pode achá-los rapidamente quando for necessário.


Você pode se interessar também  👉  Diminuindo carrinho abandonado da sua loja virtual

Dessa forma, é interessante trabalhar para que o espaço físico sempre seja bem organizado. Além de organizado, seu estoque estará otimizado para que suas rotinas de trabalho sejam mais rápidas.

Com um estoque bem organizado, são menores os riscos de perca de produtos e furos de estoque, já que não há avarias e você sempre pode entregar os produtos para seus clientes. A boa gestão do estoque é primordial para que suas vendas sejam concluídas com sucesso!

7. Separe bem as mercadorias para evitar furos no estoque

Ter um estoque bem diversificado é muito bom, porém, isso também pode trazer algumas dores de cabeça, pois assim, será um grande desafio manter todos esses itens organizados.

Para que tudo se mantenha no devido lugar, é interessante seguir por técnicas de padronização para manter as suas mercadorias de forma completamente organizada. Uma boa saída é padronizar os itens do seu estoque por determinados aspectos, como tamanho ou cor.

Evitar Furo de Estoque Inspeção

Separar os produtos pelas suas características é uma ótima forma de organizar os produtos do seu estoque. Organizar os produtos por similaridade e colocá-los perto um do outro pode ser uma ótima forma para manter os seus produtos organizados e fáceis de serem encontrados.

Outro ponto que merece um destaque no bom armazenamento das mercadorias é analisar bem a integridade dos produtos.

Separar bem os produtos é uma ótima forma para manter a integridade desses produtos, pois quando os produtos são bem armazenados, automaticamente a integridade dos produtos se mantém durante muito mais tempo.

Com as mercadorias bem separadas, dessa forma, você não as perde dentro do seu próprio estoque e não corre o risco de ter furos que podem complicar operações de vendas feitas pelo seu E-commerce.

8. Busca pela eficiência

Parece ser uma frase pronta, mas investir pela eficiência é uma das melhores medidas para evitar furos de estoque no seu E-commerce. Mesmo se você comprou os melhores softwares, não adianta de nada essas ferramentas se você não busca uma cultura de eficiência.

Até mesmo os melhores softwares e métodos necessitam de pessoas para funcionarem, sendo que a sua equipe também precisa ser preparada para utilizar todas essas ferramentas em completa plenitude.

Vale a pena investir tanto em treinamentos técnicos quanto em métodos para deixar a sua equipe motivada a sempre buscar a eficiência no trabalho.

A busca pela eficiência, quando rotineira, faz com que o seu E-commerce trabalhe melhor em todas as suas áreas.

Ter eficiência para gerenciar o seu estoque é extremamente importante para para que não ocorram furos nas compras realizadas na sua loja virtual.

Você usa alguma técnica que pode evitar furos de estoque no seu E-commerce? Já aplica alguma das que mencionamos? Diga nos comentários.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *