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Marketing no Instagram: passo a passo para o seu E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
08/12/2020
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Trabalhar com o Marketing no Instagram é uma estratégia extremamente assertiva. Isso porque, desde a sua criação, esta rede social se transformou na melhor plataforma para o compartilhamento de imagens. Um prato cheio para as empresas aumentarem seu engajamento!

São mais de 1 bilhão de usuários ativos no Instagram. Mais de 60 milhões de fotos postadas todos os dias e também cerca de 1.6 bilhão de curtidas diárias. 

Venda mais magazord

A rede social ganha cada vez mais espaço para ser um canal de vendas, sendo indispensável para o E-commerce. 

O marketing no Instagram está cada vez mais em alta, já que ele oferece ótimas possibilidades para pequenas, médias e também grandes marcas. 

A plataforma de mídias sociais é uma poderosa ferramenta de vendas, bem como possibilita a comunicação mais próxima com o seu público-alvo. 

Se você quer entender melhor como fazer marketing para Instagram e utilizá-lo no seu E-commerce, então está no lugar certo. Ao longo desse artigo, nós vamos mostrar como se beneficiar dessas estratégias e utilizar melhor as possibilidades dessa rede social. Boa leitura!

As vantagens do marketing no Instagram

O Instagram não é uma rede social propriamente nova. Ele foi criado em 2010, mas não fazem tantos anos assim que a rede social começou a fazer mais sucesso, já que antes os usuários preferiam utilizar o Facebook, Twitter e o finado Orkut.

Atualmente, muitas pessoas preferem acompanhar as fotografias no Instagram do que os textos e as polêmicas envolvidas com as outras redes sociais.

A razão para isso acontecer, segundo muitos usuários, é que o Instagram oferece um descanso maior do que outras plataformas. Além disso, o Instagram é uma rede dedicada ao lifestyle e também oferece conteúdos mais leves.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box em 2019, afirma que 70% dos entrevistados tem uma conta no Instagram e também acessam a rede social com uma grande frequência. 

Além disso, 47% dos entrevistados afirmam que já compraram algum produto indicado no Instagram por algum influenciador ou em alguma propaganda. 

Uma das maiores vantagens em investir no marketing no Instagram é que você terá à disposição o grande alcance oferecido pela plataforma. Certamente seus potenciais clientes estão no Instagram, portanto, é de extrema importância investir em uma estratégia de marketing na plataforma.

Marketing no Instagram

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Qual a melhor hora de investir em marketing no Instagram?

É preciso ter em mente que existem muitas maneiras de investir em marketing no Instagram. Uma das primeiras maneiras é criando uma página e atualizando com conteúdos relevantes para seu público. 

Você pode também criar anúncios pagos que dialoguem com o público-alvo, aumentando o alcance do conteúdo e também maximizando a visibilidade dos seus produtos. 

O gerenciador de negócios da rede social permite determinar exatamente quais são as pessoas que receberão as suas campanhas patrocinadas. Isso acaba gerando mais chances de conversão, essencial para tornar suas campanhas ainda mais eficientes.

Não podemos afirmar que existe apenas uma única estratégia de marketing no Instagram, mas sim, você pode utilizar várias estratégias combinadas. 

Nessa altura do campeonato deve surgir a pergunta: “Quando é que eu posso começar a utilizar o Instagram como uma estratégia de marketing no meu negócio?” A resposta é curta e categórica: AGORA.

O ideal é fazer isso quando o comércio eletrônico já está no ar, pronto para receber consumidores e vender seus produtos. 

Desta maneira, todo o trabalho poderá ser convertido em mais acesso ao seu site e consequentemente, mais vendas. No entanto, lembre-se que a presença de uma marca leva algum tempo para ser construída, então, também não espere resultados tão rapidamente.

Algumas das maneiras em utilizar o perfil comercial do Instagram

Se você tem uma loja virtual, é extremamente importante criar um perfil comercial para o E-commerce. 

Caso a sua empresa já tenha um perfil no Instagram e essa conta não seja comercial, será necessário realizar a modificação para uma. 

Você só precisa ir até configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios” para iniciar a mudança. 

Existem vários benefícios que permeiam um perfil comercial. Um desses benefícios é a possibilidade que você tem de criar e publicar anúncios, sem necessariamente utilizar as ferramentas de impulsionamento do Facebook. 

Você também terá à disposição ferramentas de análise do Instagram, chamadas de Insights, que fornecem estatísticas sobre impressões e alcance das postagens. 

Ter uma conta comercial no Instagram trará uma série de benefícios ao seu perfil, otimizando ainda mais a utilização da rede social.

Conta comercial no Instagram

Dicas de marketing no Instagram para impulsionar seu negócio

Agora que você já conheceu a importância do marketing para Instagram, chegou a hora de você conhecer algumas das principais dicas para criar uma estratégia eficiente e impulsionar seu perfil.

1 – Invista tempo no Instagram

É preciso investir um tempo no Instagram, cuidar do seu perfil e também fazer um planejamento semanal (ou mensal) de postagens. 

Assim, você poderá criar campanhas mais efetivas e também evita ficar sem interagir com o seu público.

2 – Saiba quais as pessoas com que você está conversando

Ao criar a persona da sua empresa, será muito mais fácil elaborar estratégias que realmente causam impacto positivo.

A persona é o seu consumidor final, o seu cliente desejado e serve principalmente para te auxiliar no desenvolvimento de conteúdos da sua marca. Isso porque você poderá criar postagens direcionadas para a persona. 

Ao criá-la, dê um nome, idade, família, rotina e todas características para criar um personagem que represente o seu cliente final. 

Quanto mais detalhes a sua persona tiver, mais o conteúdo será efetivo. Assim, suas postagens no Instagram conversarão da melhor forma com a pessoa que realmente precisa ser impactada pela sua marca.

👉 Você pode se interessar também: Qual a melhor maneira de divulgar o seu E-commerce

3 – Utilize os potenciais do Instagram para empresas

Várias pesquisas apontam que as empresas apresentam um alto desempenho no Instagram, com cerca de 80% dos usuários seguem pelo menos uma conta empresarial. 

Ou seja, um bom perfil no Instagram da maior credibilidade para a sua marca. Isso consequentemente também aumenta suas vendas e melhora o engajamento do público com o seu perfil no Instagram. 

Também é de extrema importância separar o pessoal do profissional. Sua audiência deseja fazer parte da sua rotina, mas isso não significa necessariamente que ela deseja sabe tudo o que acontece na empresa.

Esse tipo de conteúdo mais rotineiro é reservado para os Stories (outra ferramenta que vamos falar mais tarde). E como já falamos, a conta da sua empresa precisa estar no modo “Comercial”. 

Instagram para empresas

4 – Crie uma identidade visual para seu perfil

Criar uma identidade visual deixa seu perfil mais atrativo, aumentando seu ganho de seguidores. Escolha uma paleta de cores para trabalhar sua identidade visual e use fotos de alta qualidade. 

O nosso cérebro se identifica com muita informação, fotos muito diferentes dentro do feed, imagens com textos que cobrem toda a imagem ou filtros em excesso podem acabar afastando o seu seguidor, mesmo que inconscientemente.

Caso poste fotos de produtos, use fundos que não façam seu produto sumir. É necessário que aquilo que você vende seja o real protagonista das suas postagens. 

Por ser uma rede social quase que 100% visual, é imprescindível que o conteúdo visual seja mais organizado e de fácil absorção.

5 – Explore o potencial dos Stories

A ferramenta Stories foi lançada em 2016, no Instagram. E desde então, essa função se popularizou entre os usuários da rede social.

É importante utilizar esse espaço para mostrar mais do dia a dia da sua empresa. Divulgue suas promoções, realize enquetes e crie uma maior proximidade com os seus seguidores. 

Os conteúdos postados nos Stories somem após 24 horas, depois de postados. Os Stories duram 5 segundos para as fotos e 15 segundos para vídeos. 

Use esse espaço para chamar a atenção do seu cliente, com conteúdos impactantes e lembre-se de deixar a opção de resposta ativa porque quanto mais respostas seus stories recebem, mais engajamento o seu perfil ganha.

6 – Encontre uma frequência ideal de postagens

A frequência ideal varia de perfil para perfil, mas uma boa dica é evitar a postagem de excesso ao longo do dia. 

Para descobrir qual é a melhor hora que o seu público alvo está acessando o Instagram, você pode utilizar o Insights do Instagram.

Dentre as possibilidades oferecidas pelo Insights, se encontra a visualização do horário que os seus seguidores utilizam a rede social. Com base nesses dados, você descobre quais os melhores horário para publicar as atualizações do seu perfil.

Frequência de posts no Instagram

7 – Use o Shopping Instagram

A ferramenta Shopping Instagram foi lançada para otimizar a experiência de compra dentro da rede social. Além disso, essa funcionalidade é uma verdadeira mão na roda por profissionais do E-commerce. 

Além de permitir a inclusão do botão de compras em perfis comerciais, também é possível precificar os seus produtos. Isso evita as mensagens repetidas sobre o valor do seu produto, otimizando a experiência dos clientes dentro da sua página.

👉 Você pode se interessar também: Dicas para atender bem nas Redes Sociais (e conquistar clientes)

8 – Não se esqueça das hashtags

As hashtags (#) são extremamente importantes para atrair pessoas interessadas nos seus conteúdos. 

O ideal é inserir tags que sejam relevantes ao seu público e que podem facilitar a descoberta dos seus posts, principalmente por parte das pessoas que não seguem você.

Também é sugerido evitar o uso de hashtags muito populares, pois o seu conteúdo passará despercebido em meio a outros milhares de publicações com a mesma tag. 

Além das hashtags já utilizadas, também é possível criar tags próprias, criando conteúdos próprios e originais para a sua marca.

Não deixe de utilizar as hashtags em suas postagens, pois elas aumentam o engajamento de uma publicação em cerca de 13%. 

Muitos usuários do Instagram ainda escolhem a opção em seguir uma determinada hashtag. E se eles optarem por seguir uma hashtag que você segue, a probabilidade de seus conteúdos ser visualizado por essas pessoas aumenta.

9 – Trabalhe com anúncios

Caso você tenha uma conta comercial no Instagram, você poderá utilizar os impulsionamentos de publicação, para que assim os seus conteúdos apareçam para mais pessoas. 

As ferramentas de impulsionamento permitem que as suas publicações apareçam exatamente para as pessoas que você deseja impactar.

Dessa forma, será possível escolher meios para que o seu anúncio seja mostrado para as pessoas que apresentam o maior potencial de serem seus clientes. 

Investir em publicidade no Instagram é algo imprescindível, já que as publicações estão alcançando cada vez menos os seguidores das páginas. 

Para diversificar o seu conteúdo e torná-la mais acessível para as pessoas, é de extrema importância que você utilize o patrocínio de publicações. 

Potencial do Instagram

Considerações finais

Ao longo do nosso artigo, você conheceu as principais técnicas de marketing no Instagram. Utilizando essas estratégias, você impulsionará o seu perfil e também fará com que mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos. 

E ao direcionar seus visitantes direto para o seu domínio, é necessário que o seu site tenha o suporte necessário para que os clientes consigam comprar com total conforto e praticidade. 

E se você deseja ter uma loja virtual otimizada em todos os sentidos (e depois trabalhar com marketing no Instagram) é de extrema importância conhecer as soluções do Magazord

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