fbpx

Marketplace

Facebook Marketplace: saiba como funciona

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
08/01/2020
Comentários
0 comentários

O Facebook Marketplace vem se mostrando uma ótima ferramenta para que as pessoas vendam os seus produtos. Isso porque milhões de usuários acessam a plataforma diariamente, facilitando assim o anúncio dos produtos. 

A ideia para a criação de um marketplace para o Facebook foi a partir da demanda por parte dos usuários da rede social. Muitas pessoas tem o costume de realizarem vendas, compras e trocas de produtos. Para tornar essas ações mais eficientes e fáceis de serem realizadas, o Facebook lançou o seu próprio marketplace. 

Vale dizer que o projeto não é novidade e começou a ser desenvolvido por volta de 2016 e o Facebook Marketplace passou por cerca de 46 países, antes de chegar ao Brasil. Ao desembarcar em terras tupiniquins, o Facebook Marketplace já se mostrou uma poderosa ferramenta para a venda de produtos. 

Mesmo com pouco tempo de vida, o Facebook Marketplace já é utilizado por milhares de pessoas, sendo uma ótima opção para que a venda de produtos diversificados aconteça da melhor forma possível. 

Quer saber mais sobre o que é o Facebook Marketplace e como vender seus produtos através da plataforma? Então confira o nosso artigo e saiba exatamente como funciona esse canal de vendas e como ele pode lhe ajudar a vender mais ainda!

Facebook Marketplace: o que é e como vender

Devido a sua enorme popularidade, o Facebook conseguir diversificar a sua área de atuação e atualmente, a rede social até mesmo conta com um marketplace, permitindo que pessoas consigam comprar e vender na própria plataforma. Conheça agora um pouco mais como funciona o marketplace do Facebook e como tirar o máximo proveito da ferramenta.

O que é o Facebook Marketplace?

Desde muito tempo, as pessoas já utilizam o Facebook para fazer negociações, comprando e vendendo produtos. Pensando nisso, Mark Zuckerberg e sua equipe decidiram otimizar as coisas e criar um marketplace dentro da própria rede social. 

O Facebook passou a ser o intermediador oficial das negociações, facilitando assim o contato entre as pessoas e por fim, o fechamento dos negócios. Logo depois do seu lançamento, o Facebook Marketplace já passou a ser amplamente utilizado pelos usuários da rede social. 

Marketplace Facebook

A popularização rápida do Facebook Marketplace se deve principalmente porque a plataforma é amigável ao usuário, com ferramentas fáceis de serem achadas e utilizadas. 

Entretanto, vale apontar que marketplace do Facebook ainda não apresenta um meio próprio de pagamento. A grande maioria das pessoas que utilizam esse tipo de ferramenta pagam em dinheiro e também retiram esses produtos em mãos. Ou seja, não é possível receber pagamentos dos clientes através da plataforma do Facebook. 

Mas é bem provável que isso mude daqui algum tempo. Principalmente depois da criação da Libra, a criptomoeda do Facebook, que num futuro próximo poderá ser utilizada para transações dentro da plataforma.

Como faço para vender no Facebook Marketplace?

Um dos pontos mais fortes que podemos observar dentro do Facebook Marketplace é a ótima usabilidade oferecida pela ferramenta. Em muitos casos, o usuário possui dificuldades na hora de cadastrar os produtos, por estarem familiarizados com o ambiente oferecido pela rede social. 

Para começar a vender na plataforma de marketplace do Facebook, o usuário precisa apenas logar na seu perfil pessoal e ir até uma aba denominada “Marketplace”. No versão do desktop, essa aba se encontra no lado esquerdo da tela. Já no celular, é possível encontrar a sessão de marketplace logo abaixo da barra de pesquisa. 

Facilmente, você poderá acessar o Marketplace do Facebook, tanto na versão do desktop quanto no aplicativo mobile. Basta clicar no ícone que lembra a fachada de uma lojinha. Assim como no mobile e desktop, o processo de cadastro de produtos é extremamente fácil, bem como simples de ser feito.


Você pode se interessar também  ?  Guia definitivo para vender no Whatsapp

Relevância dos anúncios

O Facebook apresenta alguns filtros, que ajudam a mostrar ao usuário apenas os anúncios mais relevantes para ele. A relevância dos anúncios do Facebook Marketplace é feito nos seguintes critérios:

  • Novidade: os produtos cadastrados mais recentemente tendem a aparecer primeiro;
  • Cliques e Perguntas: outra forma de o Facebook julgar se um anúncio é relevante ou não é através do engajamento dos usuários. Quanto mais visualizações e perguntas feitas, mais relevante o anúncio se torna;
  • Localização: com base na geolocalização, o Facebook mostra quais anúncios se encontram mais perto do usuário.

É recomendado que você explore um pouco a ferramenta, antes de partir para o primeiro anúncio do Facebook Marketplace. Navegar pelos anúncios e visualizar as diversas categorias presentes na plataforma poderão lhe ajudar a entender melhor como funciona a ferramenta.

Anúncios Facebook Marketplace

Cadastrando o anúncio

Para exemplificar a realização de um anúncio no Facebook Marketplace, vamos ter como base os anúncios feitos a partir da versão desktop. Entretanto, você não precisa se preocupar, o cadastra de produtos no Facebook Marketplace versão mobile é igualmente fácil de ser realizado. Vamos às nossas dicas:

1 – No facebook.com clique no ícone do Marketplace, que se encontra no menu à esquerda;
2 – Clique em + Vender um item e também em Item para Venda:
3 –  Agora chegou a hora de cadastrar as informações relacionadas ao seu produto. É possível adicionar a categoria do produto, bem como elaborar a descrição do item e o preço do mesmo; 
4 – Clique em Mais 10 Fotos para carregar uma ou mais fotos dos produto que está sendo anunciado;
5 – Após isso, você pode clicar em Publicar. O botão Publicar pode estar esmaecido e não-clicável, nessa hora é necessário conferir se o anúncio está com o título, preço ou foto. Ao conferir tudo e se estiver tudo ok, será possível publicar o seu anúncio.

Dicas para vender bem no Facebook Marketplace

Para garantir um alcance maior para os seus produtos no Facebook Marketplace, você pode seguir algumas dicas. Confira algumas ações que você pode tomar para deixar os seus anúncios mais relevantes.

Palavra-chave

A palavra-chave é extremamente importante para que os usuários da rede social achem os produtos desejados por eles. No campo “O que você está vendendo?” é recomendado se colocar no lugar da pessoa que está procurando justamente aquilo que está vendendo. 

A dica sempre é simplificar a forma de como apresentar o seu produto, facilitando assim para que as pessoas achem os seus produtos.

Fotos

É extremamente importante mostrar como são os produtos que estão sendo vendidos e nada melhor do que apresentá-los através de fotos. Nas vendas online, as fotos são uma das principais responsáveis por chamar a atenção do consumidor. 

Criar anúncio Facebook Marketplace

Por conta disso, é recomendado usar mais de uma foto, com vários ângulos do produto que está sendo vendido. Variar em ângulos diferentes é extremamente importante para que o cliente saiba exatamente como é o produto que ele está adquirindo.

Descrição

Falar como é o produto e quais são os benefícios de comprá-lo pode ser uma interessante forma de despertar a atenção do cliente. Ao descrever o produto e mostrar exatamente o que ele contém é outra forma de chamar a atenção do cliente e fazer com que ele compre aquilo que você está anunciando. 

É importante falar ao usuário o que ele irá encontrar ao comprar aquele produto. A descrição é mais importante ainda se você está vendendo um produto usado. É importante falar qual o estado que o produto se encontra, qual o tempo de uso e quais os acessórios que virão junto com o produto. 

A quantidade de caracteres na descrição dos produtos presentes no Facebook Marketplace é limitada. Portanto é válido apostar em uma descrição com parágrafos curtos e objetivos. Vale deixar uma lista de perguntas frequentes já com resposta incluída, já facilitando para o usuário encontrar as informações que ele precisa.


Você pode se interessar também  ?  Como trabalhar processos de recompra com seus clientes

Além do Facebook Marketplace

É possível utilizar outras possibilidades no Facebook, além da sua plataforma de marketplace. A rede social apresenta algumas outras possibilidades, como os famosos “grupos do Face”.

Nesses grupos você pode publicar os produtos de forma automática, fazendo com que os participantes desse grupo visualizem as postagens criadas por você. 

Será possível selecionar vários grupos, desde que você faça parte deles. Entretanto, o recomendado não é selecionar todos os grupos que você participa, assim a esmo. O mais interessante é selecionar apenas os grupos de vendas, por exemplo, em que os anúncios serão interessantes aos participantes desses grupos. 

Vendas no Facebook

Vale apontar que a plataforma de Marketplace do Facebook já possui integração com o Messenger da rede social. Dessa forma, será possível negociar mais facilmente esses mesmos produtos. 

Ao utilizar o Facebook Marketplace, você já deve estar preparado para negociar. Isso porque as pessoas que utilizam essa plataforma para fazer compras estão em busca dos produtos mais baratos e próximos da sua localidade. Esses usuários preferem realizar os pagamentos por meio de dinheiro e retirar os produtos em mãos. 

Para quem está vendendo, é possível usar outras ferramentas para o pagamento dos produtos. Como máquinas de cartão particulares e também o apostar em plataformas de pagamento como o MercadoPago e Magapay.

Vale a pena?

Obviamente, o Facebook Marketplace não é indicado para todos os tipos de negócios. Mas vale a pena experimentar a plataforma para ver se ela se encaixa no seu modelo de negócios. 

Devido a sua grande capacidade de alcance, o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para a venda dos seus produtos, conseguindo fazer com que os anúncios cheguem às pessoas que realmente estejam em busca de comprar algo semelhante ao que você está vendendo. 

Você já conhecia o Facebook Marketplace? Ou já comprou algum produto através da plataforma de vendas? Deixe as suas experiências logo abaixo, nos comentários! 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *